domingo, 17 de setembro de 2017

Rio Pardo de Minas: Vlade Patrício lança livro

Vlade Patrício (de gravata, ao centro) no lançamento
de UM OLHAR NO PASSADO
* Levon Nascimento

Na noite de 16 de setembro de 2017, a cidade de Rio Pardo de Minas ganhou um presente: o livro "UM OLHAR NO PASSADO", obra do comerciante e escritor Vladimir Mendes Patrício, o Vlade.

Prefaciado por Zenilda Simões Antunes e Dário Teixeira Cotrim, "UM OLHAR NO PASSADO" é uma coletânea de memórias afetivas, pessoais e coletivas, do autor e da cultura rio-pardense.

Rio Pardo de Minas é a mais antiga cidade do encontro entre o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e a região da Serra Geral baiana. Berço da microrregião Alto Rio Pardo, que tem ainda Taiobeiras, Salinas, São João do Paraíso e mais outras treze cidades, é rica em cultura, arte e potencial hídrico-econômico. Por muito tempo se lamentou da falta de atenção e de políticas públicas que geram desenvolvimento. O livro de Vlade, resgatando histórias e saberes do povo, supera esta fase e toma nas mãos as rédeas simbólicas para o avanço cultural dessa importante porção de Minas Gerais.

Entre as histórias narradas por Vlade Patrício se destacam as memórias de pessoas comuns, imortalizadas justamente pela forma como tingiram o tecido social rio-pardense (e, por que não dizer, norte-mineiro e brasileiro?) com o brilho de suas singularidades, às vezes trágicas, às vezes cômicas, mas extremamente vivas e cheias de conteúdo.

Na cerimônia de lançamento do livro, no salão de reuniões do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, destacaram-se o recital de poemas da professa Zaide Mesquita, as canções do compositor Ziguileu e a reunião do nascente movimento de escritores, artistas e ativistas culturais do Alto Rio Pardo.
Como nos ensina o próprio Vladimir Mendes Patrício em seu trabalho, "Os livros têm cheiro e sabor, as palavras nos alimentam a alma, e os textos são como uma magnífica viagem" (2017, p. 12), vamos continuar a trajetória literária pelo curso do nosso Rio Pardo.

Nenhum comentário: