sábado, 15 de outubro de 2016

Os erros do PT

* Levon Nascimento
A questão vai muito além dos erros do PT ou da esquerda. Erramos muito, com certeza, e estamos pagando por isso. Mas os ataques da direita se concentram justamente nos acertos e nas virtudes do PT, ou seja, nos direitos sociais, no fortalecimento do mercado interno e nas políticas de inclusão construídas nos governos de Lula e Dilma.
Para a direita nativa, é preciso confinar novamente a "negrada" à senzala, de onde nunca deveria ter saído. Onde já se viu pobre estudar em cursos antes reservados às "castas superiores"? Parece uma mistificação essa pergunta anterior, mas é exatamente como pensa o setor que foi às ruas, espumando de ódio fascista, nas tais manifestações "contra a corrupção" (dos outros), vestido de amarelo-cbf.
Mas, o atual momento também não pode ser compreendido fora do contexto mundial. Trata-se do rearranjo das forças do capital, golpeadas pela crise que se iniciou em 2008 nos EUA, buscando a qualquer custo manterem-se vivas. Para elas, o lugar destinado ao Brasil sempre foi e será o de colônia dócil, aberta sem resistência ao imperialismo do Norte. Nada de política externa ativa e altiva como na Era Lula!
Enfim, os pecados do PT e da esquerda foram vários e, talvez, imperdoáveis, mas nenhum foi maior do que ambicionar construir uma Nação mais justa e forte ao sul da linha do equador. E não há, nunca houve e nem haverá opção pura, sob o risco de continuarmos em nosso letárgico messianismo, sempre à busca de um salvador da Pátria.
O caminho é que os trabalhadores e os pobres se envolvam na política e a tornem parte de suas vidas
* Professor de História e mestrando em "Estado, Governo e Politicas Públicas" pela Flacso/FPA.

Nenhum comentário: