quinta-feira, 20 de março de 2014

Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras (o livro)

No final de 2013 Taiobeiras completou 60 anos de emancipação. Eu não poderia deixar a data passar em branco, sem contribuir com o aprimoramento das discussões ligadas ao interesse coletivo da cidade. Foi então que decidi reunir numa publicação vários textos, entre eles artigos, entrevistas e intervenções orais, os quais eu havia publicado nos três anos anteriores. Assim nasceu o projeto do livro Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras.

A minha intenção inicial era de publicar o livro no dia 12 de dezembro de 2013, data redonda dos 60 anos. Mas faltaram recursos financeiros à época. Agora, com o apoio da grupo Arruda Alimentos e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, consegui a impressão de mais este trabalho.

Sexagenarius tem 120 páginas, por onde se distribuem 22 títulos relacionados às problemáticas, aos valores e às aspirações do povo de Taiobeiras. Na maioria deles eu utilizo o método crítico para analisar a história, a cultura e a sociedade taiobeirense. Também, internamente, o livro traz oito fotografias históricas da cidade, cada uma delas preenchendo artisticamente um espaço de dupla página. Tenho a honra de contar com um prefácio escrito pela professora e ativista cultural Marileide Alves Pinheiro e de trazer na capa uma maravilhosa obra pintada pela prestigiada artista plástica Elisiana Alves, o quadro "Taioba em Folha". O projeto gráfico e da designer Andréa Esteves, de Belo Horizonte, que já assinou os outros três livros que publiquei. A impressão ocorreu nas oficinas da Editora O Lutador, também da capital mineira.

O lançamento do livro Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras ocorrerá numa sexta-feira, dia 4 de abril de 2014, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Taiobeiras. Desde já, sinta-se convidado(a) especial. O exemplar será comercializado ao preço de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Levon vamos resgatar nossa historia. Dito Popular" povo sem historia é povo sem memoria é povo sem futuro".
Mas temos outras conquistas como: nosso 1º deputado Estadual,hoje somos uma população de aproximadamente 450 mil habitantes e não temos nenhum representante na assembleia legislativa estadual, portanto agora teremos a chance de ter uma candidatura genuinamente local, com uma nova modalidade de gestão compartilhada de mandato. Está é a oportunidade que temos de ser e estarmos representados. RUBENS 2014 O TAIOBEIRENSE É A SOLUÇÃO. Vamos nesta corrente com amigos parentes, etc. Não podemos perder esta oportunidade, para o bem dos vales, Somos Rubens 2014 para Deputado Estadual.