sexta-feira, 7 de março de 2014

7 curiosidades sobre o novo livro de Levon Nascimento: "Sexagenarius"

Conheça algumas curiosidades sobre o mais novo livro escrito por mim, "Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras".

1. O poema Paciência Revolucionária, que consta do livro Parangolivro, do grante poeta montes-clarense Aroldo Pereira, meu amigo, me inspirou na escrita de "Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras". Eu o cito na obra.

2. "Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras" é o meu primeiro livro com registro ISBN da Biblioteca Nacional.

3. "Taioba em Folha", aquarela sobre papel, de 2013, nas dimensões de 60cmx164cm é a obra da reconhecida artista taiobeirense Elisiana Alves que ilustra a capa de "Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras".

4. Algumas curiosidades a mais: Elisiana Alves assina a capa de "Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras". Uma homenagem à nossa cidade. Elisiana é baiana de Mortugaba. Eu sou baiano de Cordeiros. Assim como Martinho Rêgo, um dos fundadores de Taiobeiras, era baiano de Caculé, e Lúcio Miranda, nosso primeiro prefeito, baiano de Jacaraci. Ah, e Romarão Barbosa, militante do rock, baiano de Vitória da Conquista.

5. O grupo Arruda Alimentos e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras deram o patrocínio cultural para a editoração gráfica e a impressão de "Sexagenarius - reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras".

6. O prefácio de "Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras" foi escrito pela professora e ativista cultural taiobeirense Marileide Alves Pinheiro.

7. "Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras" é um conjunto de textos que trata sobre a história, a cultura, a política e a cidadania de Taiobeiras. São textos escritos entre dezembro de 2010 e dezembro de 2013. Impresso pela Editora O Lutador, de Belo Horizonte, o livro tem 120 páginas em papel pólen soft, e é ilustrado por belas fotografias históricas de Taiobeiras, organizadas num primoroso e sofisticado projeto gráfico.

E mais: "Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras" tem, ainda, uma homenagem à memória de Frei Jucundiano de Kok, o frade holandês que foi um dos desbravadores e construtores mais notáveis da cultura taiobeirense.

O lançamento de "Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras" ocorrerá no plenário da Câmara Municipal em 4 de abril de 2014.

Nenhum comentário: