sábado, 11 de janeiro de 2014

Taiobeiras: Espaço voluntário de cultura fecha as portas por falta de apoio do poder público

Fachada da casa-sede do Espaço Encena & Cia,
em Taiobeiras/MG
O ano de 2014 começa amargo para as iniciativas de valorização e fomento da cultura no município de Taiobeiras, no norte de Minas Gerais. Através de manifesto em seu perfil na rede social Facebook, a educadora e ativista cultural Marileide Alves Pinheiro expressou a tristeza que está vivendo por ter de entregar ao locatário a casa onde funciona o Espaço Encena & Cia, mantido com o esforço dela e de poucos colaboradores.


Oficina de cinema desenvolvida voluntariamente
no Espaço Encena & Cia.


Segundo Marileide, as contribuições já não são suficientes para manter os pagamentos de aluguel, água, luz e demais despesas do "projeto cultural", que funciona inteiramente através do esforço de voluntários, sem apoio dos poderes públicos.

Ainda segundo a ativista cultural, ela já procurou diversas vezes os agentes públicos do município de Taiobeiras para tratar do assunto, mas não alcançando o apoio necessário para a manutenção do Espaço Encena & Cia neste casarão da década de 1940, que fica numa região histórica do centro da cidade.

Na casa do Espaço Encena & Cia eram realizadas, sempre de forma gratuita, exposições de artesanatos e pinturas, saraus literários, ensaios de banda de rock de adolescentes e jovens, reforço escolar gratuito, além de mostras de cinema e oficinas de artes com temas variados.

Leia aqui o desabafo da educadora Marileide:

A ativista cultural Marileide em meio às crianças atendidas
voluntariamente no Espaço Encena & Cia
"QUE TRISTE!
INFELIZMENTE O SONHO ACABOU....
Teremos que entregar a casa ESPAÇO ENCENA & CIA. Não posso assumir sozinha todos os custos do projeto: aluguel, água, luz e limpeza - Totalizando em média 600,00... O FIM deste sonho - ESPAÇO ENCENA & CIA interfere na vida de muitos artistas: Artesãos que expõem lá, os garotos da Banda AK47 que ensaiam, os alunos do curso de TEATRO, Aula de REFORÇO, as crianças e adultos que vão assistir aos filmes do CINECLUBE ARTE EM CENA, a exposição de artistas como Elisiana Alves e Paulo César, Mini- Museu de Antiguidades de Taiobeiras..... Muitos sairão perdendo! Agradecemos desde já a todos os que sonharam junto conosco, acreditando, nos apoiando, visitando. Enfim, participando dos nossos eventos....Abraços fraternos e beijos no coração!"

10 comentários:

Anônimo disse...

Marileide Alves Pinheiro: Triste realidade

Anônimo disse...

Marileide Alves Pinheiro: 2014 já começou com essa péssima notícia para a nossa cultura! VERGONHOSO.....

Anônimo disse...

Paulinho Taiobeiras: Esse é o lado triste da politica, eu não tenho duvidas que as picuinhas de que quem votou em quem é a grande barreira. Isso me faz lembrar da praça de esporte iniciada no Mandato de Nem Sena e depois virou depósitos de matérias durante vários anos, mas também não tenho duvida que se o resultado da politica fosse outro alguma outra instituição pagaria o preço da ignorância. o que mais me dói é que os mais prejudicados são as crianças e a cultura. "promessas de um futuro melhor." lamentável tudo isso.

Anônimo disse...

Joao Carlos Stanislavsck: é uma pena, o mundo precisa tanto conhecer a cultura, e espaço culturais sendo fechados triste mesmo.

Anônimo disse...

Aroldo Pereira Pereira: Nossa luta eterna é para mudar esse tipo de atitude. Quem se arvora a ser político , se candidata a ser EMPREGADO do povo. Não pode prejudicar seu "PATRÃO".

LEVON NASCIMENTO disse...

Paulinho Taiobeiras, concordo com você. Mas vejo que é justamente aí que os eleitores, especialmente os que votaram no lado que ganhou as eleições (em qualquer época e lugar), devem entrar, pressionando de forma cidadã para que não ocorram estas irracionais "perseguições" e para que a política seja realmente "republicana", ou seja, para todos, independente da opção de voto.

Anônimo disse...

Joel Florencio de Souza: Demonstração de total visão de futuro, cultura significa outras possibilidades, valores e harmonia social, respeito e inclusão social. O CUSTO das oportunidades perdidas são: Violência, portas fechadas para a juventude, com certeza a contravenção esta em festa. Tudo isso é o resultado do poder pelo poder, e não poder a serviço da equidade.

Anônimo disse...

Pedro Das Gerais Evangelista: GOVERNO DE MINAS NÃO ATENDE AS NECESSIDADES BASICAS DE NOSSO ESTADO

Anônimo disse...

Marcelo Vasconcelos Oliva: triste isso. Marileide e companhia batalharam muito para criar esse espaço.

Anônimo disse...

Marileide Alves Pinheiro: A partir de agora, continuaremos apenas com atividades fora da casa. O Cineclube - exibição pelo menos uma vez por mês nas comunidades rurais e faremos oficinas de Literatura - Poesias, Cultura popular, teatro e Brinquedos e brincadeiras nas escolas. Só chamar a gente q faremos com prazer...