quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

60 anos de Taiobeiras: receita de suflê de taioba

Em comemoração aos 60 anos do município de Taiobeiras, celebrados em 12 de dezembro de 2013, publico aqui uma receita à base de taioba, criada pela professora Marileide Alves Pinheiro, também escritora e militante da causa cultural taiobeirense. A receita foi publicada por Marileide em seu perfil no site de relacionamentos Facebook, além de já ter sido divulgada em programas de televisão de alcance regional. Taioba é uma planta que tem raízes e folhas comestíveis e que empresta o nome ao topônimo de Taiobeiras, devido à sua abundância nativa no terreno que deu origem à cidade. Aproveite e saboreie!

SUFLÊ DE TAIOBA - Fofuras Gratinadas de Taioba
(Essa receita já foi para o roteiro de Minas na BAND e Jornal da Alterosa)

INGREDIENTES DO CREME:
02 folhas de taioba, rasgadas em pequenas fatias
03 gemas de ovos
03 claras em neve
01 creme de leite
01 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
01 tablete de caldo de galinha

COMO FAZER: Bater todos os ingredientes citados acima, menos as claras que só serão acrescentadas no final do processo até formar um creme verde e homogêneo.

INGREDIENTES DO RECHEIO:
½ kg linguiça defumada
04 dentes de alho picados
01 cebola pequena
½ pimentão verde picado
½ xícara de queijo parmesão ralado bem fininha.

COMO FAZER:
Refogue o ½ kg linguiça defumada, picadas em cubinhos e algumas em tirinhas até ficar bem douradas;/ Acrescente 04 dentes de alho picados, 01 cebola pequena e ½ pimentão verde picado;/ Misture ao refogado o creme verde já pronto e acrescente as claras em neve;/ Unte duas travessas pequenas, coloque a massa e polvilhe o queijo parmesão de leve;/ Levar ao forno (pré-aquecido +_ 200 graus) por aproximadamente 30 minutos;/ Depois de assado, decorar com a linguiças em fatia e folha de taioba bem fininha.

Esta receita dará duas porções médias para servir em média pessoas. Acompanhamento: Um vinho tinto seco ou suco de laranja... Servir quente. Bom apetite!

Um comentário:

Marileide Alves Pinheiro disse...

Obrigada, levon pela divulgação da receita! Ah, só lembrando que esta receita serve em média 04 pessoas. Façam a receita e curtam essa delícia!