terça-feira, 19 de novembro de 2013

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

Homens e mulheres de pele escura, capturados em suas vilas e aldeias, retirados de seus pares e parentes, trazidos na marra, à força, singraram os mares, tratados como animais, mercadorias vis do vil metal capital.
Vendidos como bichos, tratados ainda com menor relevância. Achincalhados, humilhados, estuprados, violentados no corpo e na alma. Reduzidos a nada. Levantaram-se, levantam-se, firmes com sua fé, sua cultura, sua crença.
É necessário celebrar esta consciência NEGRA e se orgulhar dela: da cor, da pele, dos aspectos físicos, das feições, do cabelo e, principalmente, da condição de SER NEGRO no Brasil. Parabéns, Zumbi de Palmares. Parabéns, brasileiros afrodescendentes. A luta continua!
Esta é a homenagem deste blog a todos que, afrodescendentes ou não, se dedicam à redução da desigualdade racial no Brasil e no mundo. Homenagem, também, a todos os meninos e meninas afrodescendentes, muitos deles meus alunos, que ainda não construiram a consciência de valorização da sua etnia e, lamentavelmente, ainda se martirizam por conta de suas características físicas de origem afro. 
Homenagem à memória dos meus ancestrais, espoliados, massacrados, humilhados, excluídos em razão de serem negos, mesmo assim, firmes, ousados, inteligentes e dignos. Na eternidade, saibam que eu tenho orgulho de pertencer a este povo!

Nenhum comentário: