sábado, 10 de agosto de 2013

As manifestações de outubro de 2012 em Taiobeiras


População em frente ao Fórum de Taiobeiras (Out.2012)
Aquilo que se viu nas principais capitais brasileiras e em muitas outras cidades do país no mês de junho, a onda de manifestações populares desencadeadas pelo Movimento Passe Livre (MPL), de São Paulo, contra o aumento da tarifa de transporte público, já não era uma novidade para a população de Taiobeiras, no norte de Minas Gerais. Nesta cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, o mês de outubro de 2012, pouco depois das eleições municipais, foi também marcado por manifestações populares de eleitores que cobravam da Justiça Eleitoral um posicionamento a respeito das fortes denúncias de irregularidades no pleito eleitoral de 07/10.

Manifestação popular em frente
ao Fórum de Taiobeiras (Out.2012)
As supostas irregularidades levaram o Ministério Público local a pedir a cassação da chapa situacionista ao Executivo, do PSDB e a inelegibilidade do prefeito de então, maior cabo eleitoral dos tucanos.

Durante três vezes diferentes, o povo de Taiobeiras postou-se diante do Fórum da Comarca com faixas e cartazes exigindo justiça. O processo ainda se arrasta, já em segunda instância, na lentidão já bastante conhecida dos meios judiciários brasileiros. O que, no entanto, desperta curiosidade, foi a coragem do sofrido povo norte-mineiro de enfrentar os poderosos locais e partir para a manifestação de rua.

Manifestação popular em frente ao Fórum de Taiobeiras
(Out.2012)
Teria sido Taiobeiras a dar o pontapé das manifestações populares que varreram o país?

Aqui, o link da postagem sobre as manifestações, ainda em outubro de 2012.

Nenhum comentário: