quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Audiência sobre mineração em Grão Mogol - parte 1

Participei, na noite de 22 de janeiro de 2013, da Audiência Pública sobre o licenciamento do Projeto Vale do Rio Pardo da SAM (Sul Americana de Metais S/A), promovida no Ginásio Poliesportivo da bela cidade de Grão Mogol/MG pelo IBAMA.
População quer ferrovia ao invés de mineroduto
O Projeto Vale do Rio Pardo é aquele que prevê a construção de um mineroduto partindo do município de Grão Mogol, na região do Vale das Cancelas, atravessando todo o Alto Rio Pardo, inclusive "dividindo" o município de Taiobeiras ao meio, chegando à Bahia e despejando o minério em navios no Porto Sul (município de Ilhéus/BA).
Em vermelho, a linha do mineroduto, conforme projeto da SAM
Estou escrevendo e, logo, publicarei aqui no Blog as impressões que tive da audiência. Tentarei sintetizar os argumentos da empresa em favor do projeto (mineroduto) e, também, os argumentos das organizações sociais e populações atingidas que criticam a proposta da forma como ela está colocada. Mas, adianto, é preciso que a sociedade norte-mineira (inclusive nós taiobeirenses) se organize urgentemente. Ao que tudo indica, o MINERODUTO vai mesmo ser construído. Vamos participar do debate. O QUE VOCÊ ACHA?

Nenhum comentário: