sábado, 27 de outubro de 2012

27 de outubro: 10 anos da eleição de Lula

27 de outubro de 2012:
* 67 anos atrás, no sertão de Pernambuco, nascia mais uma criança nordestina-brasileira, Luiz Inácio da Silva, aquele que viria a ser o Lula.
* 10 anos atrás, no país inteiro, depois de três disputas sem sucesso, se elege consagradoramente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro homem do povo Presidente do Brasil.

De lá para cá, as taxas de desemprego caíram. O país cresceu e ficou independente do FMI. 14 novas universidades federais e mais de uma centena de campi universitários foram criados. O PROUNI levou filhos de lavradores e pedreiros a se tornarem "doutores". Os Programas Sociais tiraram quase 40 milhões de brasileiros (mais do que uma Argentina inteira) da miséria absoluta. A maior revolução social da história do Brasil e, tudo, pacificamente, apesar dos ataques insistentes da "casa grande"!

Claro que ainda falta muito. Afinal, foram mais de 500 anos de dominação. Não se muda tudo de uma hora para a outra. Nem mesmo em 10 anos. Mas foi o melhor começo de uma nova história. E eu sou feliz por ter acreditado, lutado e participado (ainda que, infimamente) dessa grande transformação.

Feliz aniversário, Lula! Parabéns, Brasil!

Nenhum comentário: