domingo, 24 de junho de 2012

São João no nosso tempo de criança

Em termos de festejos populares, para a minha infância a Festa de São João sempre foi mais esperada e animada do que até mesmo o Natal.

As bandeirolas, a bandeira, as quadrilhas, a fogueira, as comidas típicas, os traques... Cheiro de infância, de inocência e de alegria.

Muitas fogueiras aqui na Rua Governador Valadares (Bairro Nossa Senhora de Fátima, Taiobeiras/MG) no tempo em que ainda não tinha calçamento, lá pelos anos 80. Desejávamos tão pouco e éramos imensamente felizes.

Grande saudade dos amigos da mesma geração que o tempo tratou de afastar na idade adulta. Saudades de seu Tim do DER, vizinho de muro, hoje já não mais entre nós. Dia de São João na casa dele era de lei ter fogueira e mesa farta. E convidava a todos da vizinhança para com ele festejar.

Nostalgia mesmo! Continuidade também. Fiz fogueira para os meus filhos. Comprei traques e chuvinhas para eles. Estou cumprindo meu papel de repassar a tradição e os costumes gentis do nosso povo. O que é bom não pode ser esquecido.

Feliz São João para todo mundo! Que a luz da fogueira irradie imensa alegria para os corações tão obscurecidos pela falta de candura e gentileza que, supostamente, impera em nossos dias.

Nenhum comentário: