domingo, 3 de junho de 2012

Livro: Taiobeiras: seus fatos históricos

Um livro, em dois volumes, que todo(a) cidadão(ã) taiobeirense e, também, os que gostam da cidade, deveriam ler: TAIOBEIRAS: SEUS FATOS HISTÓRICOS, Volumes I e II.
A autoria é do advogado e escritor nascido em Taiobeiras Avay Miranda. Foi editado em 1997 pela Editora Thesaurus, de Brasília/DF. Cada volume possui cerca de 260 páginas.
As origens do município, os primeiros moradores, a cultura, a religião, a política e os personagens emblemáticos são muito bem retratados no livro. Destaque para a narrativa da passagem dos "revoltosos" (Coluna Prestes)  no povoado de "Bom Jardim das Taiobeiras" em 26 de abril de 1926.
Tem muita gente que só conhece trechos da obra por conta de algum trabalho escolar ou por leitura de partes reproduzidas em sites na internet. O ideal é ler por inteiro.
Além de muitos exemplares em mãos de particulares, a obra se encontra em todas as bibliotecas públicas e escolares de Taiobeiras.

2 comentários:

Tânia Ferreira de Oliveira disse...

Eu consegui o volume 2 para ler e gostaria muito de conseguir o 1º volume. Você sabe onde eu poderia adquirir? Grata!

LEVON NASCIMENTO disse...

Não tenho informação se o livro ainda está disponível para venda. Na Biblioteca Pública de Taiobeiras tem o exemplar. De qualquer forma, fale por mensagem com o filho do autor, no Facebook, pois ele poderá lhe dar melhor informação. O nome dle é Avay Miranda Júnior.