sexta-feira, 11 de maio de 2012

Artigo do Levon: Os "prós" e os "contras" dos pré-candidatos de Taiobeiras

Taiobeiras, Minas Gerais.
O que pesa a favor e contra cada um dos pré-candidados a prefeito de Taiobeiras?

Primeiramente, deve-se constatar que o impasse na definição política das candidaturas (uma vez que, oficialmente, elas estão na iminência de serem formalizadas nas convenções partidárias, a ocorrer em junho próximo), até esta altura da quadra eleitoral, é revelador da dificuldade histórica que Taiobeiras possui de criar novas e consistentes lideranças. Primeiro a sombra de Joel Cruz. Agora a sombra de Denerval. E debaixo desse sombrio, árvore nenhuma cresce e dá frutos, infelizmente.

Assim, o cargo de maior poder da cidade que mais avança no Alto Rio Pardo poderá cair no colo de uma figura opaca a partir de 1º de janeiro de 2013. Alguém que, não por vontade própria, mas por força de uma conjuntura débil, não expressará o verdadeiro conteúdo de progresso e nem a real vocação histórica de Taiobeiras.

Mas vamos aos nomes postos.

Estranho é o fato de que uma administração supostamente bem avaliada tenha tanta dificuldade em escolher o seu candidato. Deu corda a muitos. E agora luta para que eles não se enforquem nela. Estranho ou proposital? De qualquer forma, uma situação por demais exdrúxula para quem praticamente não teve oposição nos últimos 7 anos e meio.

Carlito Arruda é egresso do grupo de Denerval. Do ponto de vista administrativo, tem uma história parecida com a do prefeito. Um empresário de sucesso que consegue fazer frutificar todos os projetos aos quais organiza. Pessoalmente, no entanto, seu perfil austero e controlador, excelentes para a gestão de uma empresa, podem lhe indispor com eleitores que demandam posturas mais flexíveis na política. Com Carlito na prefeitura, sem dúvida, os projetos de avanço e controle administrativo impostos por Denerval teriam continuidade e progresso. Mas ele é temido justamente por aqueles que não querem perder os espaços alcançados nos últimos tempos.

Perfil austero, também semelhante ao de Carlito, tem o vereador Victor Hugo. E se por um lado isto é bom e lhe dá consistência e conteúdo, faz com que também seja temido pelas figuras que não compartilham de um projeto mais amplo para a sociedade, mas que tão somente lutam por interesses mais corporativos.

O secretário Jaime Peninha talvez fosse o quadro técnico mais conhecedor de como funciona a gestão de um governo municipal. Muito qualificado. Mas este mesmo perfil de implacável corregedor de decisões é a causa de sua fraqueza. O que lhe sobra de qualidades operacionais lhe falta de carisma político.

O secretário da saúde, Célio Brito, surfa no velho e lastimável costume das pessoas que pensam que os benefícios conseguidos no sistema de saúde são favores e não direitos. Tradicionalmente, o setor de saúde de Taiobeiras sempre elege, a cada eleição, um representante baseado neste tipo de costume político. Não julgo a competência dos que já foram eleitos assim, ou do atual secretário. O que me desgosta é a contínua cultura do favor em detrimento da consciência de cidadania por parte da população.

O atual presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo, tem o fato de ser jovem e uma suposta pouca rejeição ao seu favor. No entanto, essas mesmas qualidades poderão lhe ser cobradas numa eventual candidatura. Pesarão a falta de experiência e, justamente, o fato de não se conhecer suas ideias, seus posicionamentos a respeito de temas importantes e sua estrutura de liderança para resolver os problemas que o cargo de prefeito demanda.

O vereador João Eudes tem a seu favor a marca de ser o único parlamentar a resistir aos assédios do poder em 7 anos e meio e de ter representado os votos dados à oposição. Contra si a sombra de "Joelão".

Talvez o candidato que será apoiado por Denerval já esteja definido. Rumores dão conta de que será Victor Hugo o escolhido. Pode ser verdade ou mais um factóide. Os próximos capítulos da trama nos ajudarão a desvendar o mistério.

Carlito Arruda é o que mais se expôs até o momento. Sua pré-candidatura é a que mais adquiriu musculatura até então.

Joel é sempre uma incógnita. Poderá apoiar alguém ou ele próprio se candidatar. Tudo pode ocorrer.

Vamos à luta. Vamos construir lideranças e sair das sombras!

16 comentários:

Histórias de Valmir Porto disse...

Muito bom a colocação, mas me recuso acreditar que alguém ainda vota em joel....

Paulinho Taiobeiras disse...

A muitos anos estou morando longe de Taiobeiras, por isso só conheço alguns possiveis candidatos, porem as cidades que ja passaram pelo caminho que Taiobeiras é trilhando do desenvolvimento, nos mostrar que competência vale mais do que simpatia, com todo respeito ao Sr. Joel mas o tempo dele ja passou, quanto a simpatia o ex Prefeito João Mentira foi o rei e tambem foi uma lastima, então fico na torcida que a nossa cidade siga em frente copiando sim quem teve êxito e não baseando na velha guarda dos tempos das ordens pra caminhão de areia, dentadura, jogos e camisas, bola etc.....

Anônimo disse...

Bom, Que posso dizer sobre o futuro de nossa cidade.
Moro aqui na Colombia, tenho acompanhado, alguns acontecimentos de nossa Cidade, e percebo que de verdade, Derneval e sua corporacao administrativa fizeram um grande trabalho neste dois mandatos, claro que poderia fazer melhor.
Frente a toda essa realidade me atreveria em que Carlito é um grande administrador e tem o potencial para assumir este grande cargo. Bom temos um grande trajeto para seguir olhando, Que como Homens e Mulheres Taiobeirenses possamos ver conscientemente as pessoas/candidatos que poderao ser nossos representantes..

Elisiana Alves disse...

Muito bom o seu artigo Levon, parabens!!!!

Elisiana Alves disse...

‎...só quando sementes forem plantadas a luz do sol e do entendimento , Taiobeiras será a nação que todos buscamos.

COMJUVE disse...

Vejo muita gente querendo "entrar na política" e até quem "ache estar dentro", quando na verdade estão estão num caminho totalmente avesso.

É necessário investir mais nos jovens, dando oportunidade a estes de mostrar sua força e vigor, afinal, não dá pra fazer política sem bases, sem formação de consciência.

Bruna Sena

Anônimo disse...

Levon, gostaria de lembrar que você esqueceu de colocar no final de seu artigo o " Vote em Carlito" ou " Carlito para prefeito". Porque nunca vi achar tanta qualidade em Carlito e esse tanto de defeito nos outros candidatos.

LEVON NASCIMENTO disse...

Caro Anônimo do dia 12/05, às 21:37,

Que pena que você não teve a coragem de se identificar. Democracia implica ter rosto, assim como eu faço, inclusive na minha pequenez tendo a coragem de dizer o que eu penso "dos grandes".

Releia o texto. Verá que ele vai muito além de simples campanha eleitoral. Taiobeiras merece mais.

Sávio Marques (via Facebook) disse...

Gostei! Mais um artigo sensato! Numa roda de amigos alguém disse: "Diante de tanta indecisão vamos ter que acionar o Joelão"! kkkk Isso pode ocorrer sim. Joel pode aproveitar do clima de indefinição e se lançar candidato já que historicamente ele tem eleitores fieis.

Alisson Muniz (via Facebook) disse...

Levon Nascimento, primeiramente parabéns pelo seu artigo. Todas as suas colocações sobre os personagens políticos para esta disputa eleitoral são importantes. A cidade precisa seguir este ritmo de crescimento, mas acima de tudo sou e serei sempre à favor de que para que esse crescimento seja mais nítido precisamos de eleger um Deputado de nossa região. Devemos eleger pessoas que além de integras, sejam visionárias. Mas, muita água vai rolar ainda...

Wernner Lucas (via Facebook) disse...

Já havia lido. Muito interessante o texto. Recomendo a leitura.

Zilma Lopes Mendes (via Facebook) disse...

Levon voçe e rapaz de coragen.

BRUNO HENRIQUE disse...

Parabéns pela sua colocação Levon. realmente temos que questionar quem vai ser o candidato ideal e que possa fazer de suas palavra verdade, vejo no momento um grande marketing social entre os suposto candidatos. Mas vamos ver suas propostas e também qual e sua capacidade e postura politica no (vamos ver).agora tudo esta calmo, a minha opinião o candidato tem que saber administrar, e não deixar totalmente na mão de todos. e tem quer ser humanista e não capitalista com dinheiro publico.

Elizangela Ruas disse...

Parabéns pela coragem e pela bela colocação.

Anônimo disse...

Comentario válido!!!!!! Mas admite! Vc morre de vontade de entrar na política!!!!!!

LEVON NASCIMENTO disse...

Meu caro, na política todos nós já estamos desde que nascemos, rsrsrs!