domingo, 20 de maio de 2012

77 anos da Paróquia de Taiobeiras: "De olhos fixos em Jesus!"

Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras.
Procissão do padroeiro no dia 20 de janeiro de 2010.
Falo por mim mesmo. Há 20 anos atrás comecei minha militância cristã, "para valer", nas pastorais e nas comunidades da Igreja Católica aqui em minha cidade, Taiobeiras, na Paróquia São Sebastião, esta que hoje (20/05/2012) completa 77 anos de criação.

De lá para cá, muita água rolou debaixo da ponte da história. Grupo de jovens, Pastoral da Juventude (PJ) paroquial, CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), Secretariado Diocesano da PJ em Montes Claros, Pastoral do Menor diocesana, Pastoral da Crisma, Pastoral da Catequese Infantil, Comissão Paroquial do Testumunho Cristão, Conselho Paroquial de Pastoral, Conselheiro Paroquial, 1º Concílio Paroquial de Taiobeiras (2007) e uma militância política que só se tornou possível graças ao impulso do Evangelho de Jesus aprendido e vivido nas experiências de fé proporcionadas pela ação evangelizadora desta Paróquia de São Sebastião de Taiobeiras. Costumo dizer que a política entrou na minha vida pela porta da Igreja. Não há sentido para militância partidária sem a motivação do Evangelho, a que nos convida a partilhar com o próximo. Compartilhar nossos dons e nossos serviços, especialmente aos fracos e excluídos. Permaneço firme neste propósito que aprendi desde cedo na comunidade eclesial taiobeirense.

Tenho muito a agradecer a esta Igreja de Deus presente aqui em Taiobeiras. Eu não seria a pessoa que sou sem esta Paróquia, esta Igreja, na minha vida. Agradeço aos muitos leigos que me conduziram pela mão para participar desta vida eclesial. Congratulo-me com as irmãs da Divina Providência, que aqui nos formaram para a fé no Deus da Vida e na luta por um "mundo presente" melhor para todos. Meu muito obrigado aos frades franciscanos pelo exemplo de fé e de organização. Agradecido estou ao mártir São Sebastião, exemplo de seguimento do Senhor até a radicalidade do martírio. Ele me inspira. Agradeço a Nossa Senhora, mãe de Jesus, que aqui a chamamos de Fátima, pela ternura com que me conduziu a seu Filho. Louvo a Jesus, por esta Igreja, por esta fé, por esta luta que ele nos permite travar por causa do seu Evangelho de justiça e paz.

Por isto tudo, nestes 77 anos da Paróquia São Sebastião, o meu lema pessoal, aquele que eu gostaria que nossa paróquia seguisse sempre, é: "De olhos fixos em Jesus". Ele é o caminho e o objetivo de nossa ação. Ele é o sentido de nossa presença neste sertão do Vale do Rio Pardo, tão sofrido e marcado pelos pecados da ganância e da injustiça; nesta luta pelos pequeninos e pela construção do Reino de Deus, já aqui, agora e para sempre.

2 comentários:

José Carlos disse...

Bela reflexão sobre a sua história de fé, Levon...Oxalá ela possa inspirar mais pessoas a praticar os princípios cristãos no nosso dia-a-dia...
um abraço.
josé carlos

Carlos Paixão (via Facebook) disse...

Parabens a paroquia e a todos os paroquianos pela caminhada de lutas e pela vivencia do Evangelho de Cristo lbertador. Que a luz do Cristo vivo continue derramando muitas bençaos sobre Taiobeiras. Abraços em Cristo ao Levon nascimento companheiro de luta.