segunda-feira, 30 de abril de 2012

Taiobeiras: Santo Cruzeiro dos Martírios ameaçado

Conjunto histórico-cultural do Santo Cruzeiro
dos Martíriosem fotografia de 24/04/2012
O tempo está passando. E com ele a chance de recuperar o principal símbolo da história, da cultura e da fé do povo sertanejo de Taiobeiras. O Santo Cruzeiro dos Martírios está ruindo. A capelinha à sua frente virou abrigo de usuários de droga. O pequizeiro centenário, debaixo do qual os penitentes fizeram a promessa de erguer o cruzeiro com os símbolos do martírio de Jesus, também está prestes a morrer, maltratado pela indiferença e a crueldade das pessoas.

O velho Santo Cruzeiro dos Martírios foi inaugurado em 20 de julho de 1897 com uma missa presidida pelo então pároco de Rio Pardo de Minas, na presença dos penitentes que se comprometeram a erguê-lo como pagamento de promessa pela chuva que interrompeu um longo período de seca.

Parece que só restará a fotografia. E seguindo o raciocínio da época, também sobrará a seca, a de causa natural e a da falta de respeito pela cultura.

Nos meus livros "Palavras da caminhada" (2006) e
"Blogosfera dos Gerais" (2009) eu já escrevia e denunciava
a situação de penúria do Santo Cruzeiro dos Martírios.
Em ata da reunião do COMPAC (Conselho Municipal do Patrimônio Cultural) de Taiobeiras, datada de 11 de novembro de 2010, consta a seguinte reflexão e decisão daquele órgão sobre o Santo Cruzeiro: "Foi, em seguida, levantado a discussão pela não utilização do Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural (FUMPAC) na preservação do Santo Cruzeiro, e que temendo sua descaracterização com a reforma pelo artista local, optaram por contratar em 2011uma consultoria técnica especializada, ficando, pois a verba do Fundo de 2010 com a de 2011 para tal procedimento". Veja a ata na íntegra neste link.

Como se está em 30 de abril de 2012 e nada foi feito de visível, estando o conjunto histórico-cultural do Santo Cruzeiro dos Martírios em petição de miséria, questiona-se:

1. Os recursos do FUMPAC de dois anos (2010 e 2011) foram empregados apenas na contratação de uma consultoria, como deixa subentender a ata da reunião de novembro de 2010?
2. A consultoria foi contratada? Qual o resultado de seu trabalho?
3. O que se decidiu em seguida?
4. Por que o Santo Cruzeiro dos Martírios continua sem qualquer ação de proteção ou restauração, passado mais de um ano após essa discussão do COMPAC?
5. O que se planeja fazer, de forma emergencial?

O objetivo do blog não é o de polemizar ou partidarizar a discussão. A intenção é motivar a sociedade e o governo municipal a agirem rápido, de modo que o patrimônio histórico e cultural de Taiobeiras não se perca de maneira irremediável.

2 comentários:

Comentários do Face 1 disse...

Os comentários a este post no Facebook:

Elisiana Alves Algo precisa ser feito Levon Nascimento, gostaria de falar sobre o assunto pessoalmente com voce.
há 8 horas · Curtir (desfazer) · 1

Cyntia Pinheiro Assisti tanta missa linda ali... não pode acabar assim... é parte da nossa história...
há 7 horas · Curtir (desfazer) · 1

Marileide Alves Pinheiro Sugestão: Vamos fazer uma procissão (Cada um com um copo d'água na cabeça), rezando para chover e manifestando sobre a necessidade da preservação deste Patrimônio Histórico Cultural da nossa cidade. Outra coisa: Quem faz parte deste COMPAC (Conselho Municipal do Patrimônio Cultural) de Taiobeiras? Já fiz essa pergunta aqui e ninguém soube me responder.
há 7 horas · Curtir (desfazer) · 1

Marileide Alves Pinheiro PERGUNTAS: Qual é o verdadeiro sentido da existência deste e de outros conselhos na cidade? Quem escolhe tais pessoas para participarem do mesmo?(Eu nunca fui convidada ou eleita). Qual é a verdadeira finalidade e o que cada um teria que fazer?
há 7 horas · Curtir (desfazer) · 1

Cyntia Pinheiro kkkkkkkkkkkkkkkk... gostei do copo d'agua na cabeça, Marileide Alves Pinheiro... o meu não duraria dois passos... kkkkkkkkkkk
há 6 horas · Curtir (desfazer) · 1

Elisiana Alves http://www.taiobeiras.mg.gov.br/part_popular/uploads/files/17111106648-29._ata_da_reuniao_de_11-11-10.pdf
http://www.taiobeiras.mg.gov.br/part_popular/uploads/files/17111106648-29._ata_da_reuniao_de_11-11-1
www.taiobeiras.mg.gov.br
há 6 horas · Curtir ·

Elisiana Alves Querida Marileide Alves Pinheiro, copiado do blog do Levon deve te ajudar a responder a sua pergunta.
há 6 horas · Curtir (desfazer) · 1

Marileide Alves Pinheiro Eu pensei numa "Lata d'água". A minha mãe falou que antigamente as pessoas iam com uma pedra e um copo d'água com forma de penitência cantando rezas para chover....
há 6 horas · Curtir (desfazer) · 2

Comentários do Face 2 disse...

Marileide Alves Pinheiro Querida, Lis. O link não quer abrir, acho que retiraram da net...
há 6 horas · Curtir

Elisiana Alves O QEU ESTA EM PDF...
há 6 horas · Curtir

Elisiana Alves O PRIMEIRO
há 6 horas · Curtir

Elisiana Alves É BEM ANTIGA A DATA, É POSSIVEL QEU SEJAM OUTROS AGORA
há 6 horas · Curtir

Elisiana Alves http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.taiobeiras.mg.gov.br%2Fpart_popular%2Fuploads%2Ffiles%2F17111106648-29._ata_da_reuniao_de_11-11-10.pdf&h=8AQFrAeg8AQF8tQ0VczokqTTvM4DkhjUEsK7uNagrCjhi7w
http://www.taiobeiras.mg.gov.br/part_popular/uploads/files/17111106648-29._ata_da_reuniao_de_11-11-1
www.taiobeiras.mg.gov.br
há 6 horas · Curtir ·

Marileide Alves Pinheiro Ops! Nada abri, pode ser algo no meu PC. Obrigada....
há 6 horas · Curtir

Levon Nascimento ‎Marileide Alves Pinheiro, eu consegui abrir o link hoje mesmo. Está em PDF, como disse a Elisiana. Lá contam os nomes dos membros do COMPAC.
há 6 horas · Curtir

Levon Nascimento Acho a sugestão de uma manifestação interessante. Não creio que iria muita gente. Mas o tanto que fosse, lá mesmo, aos pés do Cruzeiro, chamaria a atenção e a gente ainda contaria com divulgação na mídia, forçando uma resposta do poder público. Marileide Alves Pinheiro, organiza uma reunião aí, local, data e horário pra gente discutir esse assunto.
há 6 horas · Curtir

Marileide Alves Pinheiro ‎Levon Nascimento, perguntei a uns dias atrás p à Secretária de Cultura de Taiobeiras sobre este Conselho e ela me disse que o mesmo estava DESATIVADO. Quer dizer: estamos sem Conselho na cidade. Como vai acontecer uma FESTA DE MAIO entre outras coisas sem a párticipação deste Conselho? Fica aí a minha dúvida?
há 6 horas · Curtir (desfazer) · 1

Levon Nascimento Ok. Mas vamos pensar sobre essa questão da manifestação. A Elisiana Alves poderá nos ajudar muito, também. Vamos tentar unir a "classe artística" e educacional da cidade.
há 6 horas · Curtir

Marileide Alves Pinheiro Issso mesmo. A união de todos é bastante importante....
há 6 horas · Curtir

Elisiana Alves Eu tenho um projeto para a praça do Cruzeiro, ja inclusive protocolei junto ao poder executivo municipal a quase um ano. O PROJETO FOI UMA DOAÇÃO.
há 6 horas · Curtir (desfazer) · 2

Elisiana Alves A Contribuição e o valor dos prefeitos anteriores é inegável; cada um a seu tempo com suas as limitações próprias e de conjuntura, mas todo o patrimônio foi apagado para construir em cima dele uma outra cidade; com tanta terra disponível, destruiu-se o que estava em pé e que contava a historia de um povo...
há 5 horas · Curtir · 1

Elisiana Alves TA NA HORA DE ACORDAR!!!!!
há 5 horas · Curtir · 1

Rafa Alves Triste, saber que uma cidade onde seus moradores se orgulham em dizer: "Sou de Taiobeiras", vem cada vez mais perdendo sua características e o duro é ouvir as desculpas... "a violência da cidade vem junto com o desenvolvimento", "o que é velho tem que se acabar para que os novos possa se erguer", "aqui não tem cultura", "ah os artistas da região são da região então é isso"... desculpas essas que sempre ouço por muitos aqui, mas quem tem origem não da pessoa muitas vezes, mas sim dessa alienação desse governo, do sistema econômico, que sorri para ignorância humana. "Ah é um pé de pequi e uma "casinha" velha com uma cruz com a madeira quase podre", o povo é vendido por essa evolução que aceita que a violência e a corrupção seja algo normal, que apaga sua história dizendo que isso faz parte do progresso. Triste esse sistema neoliberal, da privatização do ser individual que esquece sua origem e que será sempre esse ser moldado por um poder que domina a mente e a alma do ser humano.
há 5 horas · Curtir · 2

Elisiana Alves Existe vida la fora...
há 5 horas · Curtir

Elisiana Alves obrigada Rafa Alves, pelo texto.
há 5 horas · Curtir

Marileide Alves Pinheiro ‎Rafa Alves, vc nesse desabafo sobe externizar direitinho os nossos sentimentos. Parabéns!!!
há 5 horas · Curtir