quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pronunciamento da professora Martinha no lançamento de Blogosfera dos Gerais

Martinha
* Professora Matilde de Oliveira Mendes (Martinha). No lançamento do meu segundo livro, Blogosfera dos Gerais. Taiobeiras, abril de 2009.

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado. Sabemos que a melhor forma de obter conhecimento é cercar-se de bons livros, pois isso possibilita que tenhamos uma visão melhor de mundo e de nós mesmos.

Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem. É a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.

Levon, ai de nós se não fossem as memórias escritas. Sabemos que a memória humana, além de falha, é curta. Daí a importância de registrar por escrito, para preservação histórica e conhecimento da posteridade, os fatos mais significativos que exercem influência no comportamento e no desenvolvimento do homem.

Tempo é dinheiro e quanto mais depressa se obtiver a informação melhor. Num país onde há relativamente poucos leitores, este hábito deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso.

E você consegue colocar em seus livros "Posts" com informações objetivas e curtas que são prazerosos de ler, os "Links" em favor da vida deixam o leitor "Conectado" ao social. Eventualmente, ficaremos a conhecer o mundo e um pouco melhor de nós próprios.

"Navegando" pela política percebemos a importância de estarmos bem informados para não sermos “analfabetos políticos”. É preciso estar atento, porque sem a fiscalização e a participação do povo o caminho fica livre para os maus políticos. Pois sabemos que o desinteresse da população é o que facilita a corrupção.

É como diz Rubem Alves: “Ler é estimulante e o comportamento do professor no processo de motivação é fundamental”.

PARABÉNS pelo trabalho!

E é bom lembrar que o todo poderoso lá em cima não tem um MSN... Mas rogo a ele que esteja on-line todo o tempo com você e sua família.

Em se tratando de estar plugado na cultura e na educação posso dizer com firmeza que: VOCÊ É O CARA! MUITO SUCESSO!

* Martinha, como é conhecida, é professora de Geografia nos ensinos fundamental e médio da Rede Estadual de Minas Gerais em Taiobeiras.

Nenhum comentário: