domingo, 14 de agosto de 2011

Deputada Ana Maria perde vaga

Ana Maria (PSDB)

O STF julgou procedente recurso do candidato a deputado em 2010 Pedro Ivo Caminhas, o Pinduca Ferreira (PP), natural de Araçuaí, Médio Jequitinhonha, mas com base eleitoral na região de Betim, para assumir a vaga na Casa.

Pinduca teve 61.315 votos, mas não pôde ser empossado por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que havia cassado o registro de candidatura dele em 2008. Mas de acordo com o advogado de Pinduca, Francisco Galvão, o político não disputou aquelas eleições. "Por isso recorremos ao STF, que, de fato, determinou que ele seja diplomado", afirmou o advogado.

Deputado estadual por três mandatos, Pinduca vai assumir a vaga de Ana Maria Resende, do PSDB, que foi a mais votada da coligação em 2010. Com a alteração, a bancada do PP aumenta de um para dois deputados, enquanto a representatividade tucana cai de 13 para 12. Contudo, a composição de forças não se altera na Casa, já que o PP também faz parte da base de apoio ao governador Antonio Anastasia (PSDB).

Esta substituição se deve à decisão do STF de adiar a validade legal da Lei da Ficha Limpa somente para as eleições de 2012, exigindo nova soma de votos por partido/legenda, levando a nova distribuição de vagas.

Ao saber da decisão do Supremo, Pinduca comemorou na Câmara de Betim, onde tem sua base eleitoral. " Para quem dizia que a era Pinduca tinha acabado, eu só tenho a dizer que eu vou voltar a ser deputado. A minha posse está marcada para os próximos dias", disse.

Com isso, Taiobeiras e Rio Pardo de Minas perdem a sua representante na Assembleia. Ana Maria obteve 8.051 votos em Taiobeiras e 2.416 em Rio Pardo de Minas. Em Salinas, ela obteve apenas 596 votos.

Em 11/08/2011. 

Nenhum comentário: