domingo, 24 de julho de 2011

A situação das CEBs de Taiobeiras

Foto do 3º Encontrão das CEBs de Taiobeiras, em 1999
Está acontecendo neste domingo, 24 de julho de 2011, a 11ª edição do Encontrão das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras, partindo da Comunidade Cristo Rei, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em caminhada até o Centro Comunitário Paroquial, no bairro Santo Cruzeiro.

As CEBs ou comunidades de base, são a forma de organização da Igreja e da sociedade (especialmente das camadas populares) encontradas e assumidas em toda a América Latina a partir do Concílio Vaticano II (década de 60 do século XX). Elas se estruturam em pequenos grupos de reflexão e de ação que trabalham utilizando a metodologia Ver-Julgar-e-Agir, unindo a fé cristã à prática do cotidiano social. Lutam por uma sociedade nova, amparada nos conceitos cristãos de justiça, solidariedade e igualdade. Tentam imitar Jesus Cristo em sua evangélica opção preferencial pelos pobres e oprimidos.

Em Taiobeiras, as CEBs começaram a ser articuladas em meados dos anos 80 do século XX, atingindo seu apogeu no final da década de 1990, com grande empenho dos leigos engajados, das Irmãs da Divina Providência e dos Frades Franciscanos. Atualmente, ainda muito atuantes, as CEBs taiobeirenses sofrem a cooptação política e ideológica de parte de suas lideranças por agentes das forças políticas direitistas que passaram a comandar o município a partir de 2005.

Mesmo assim, a realização dos Encontrões, com todas as comunidades enviando representantes, é sinal de revitalização constante do ideal, da fé e da luta das CEBs.

Oxalá, as CEBs reencontrem o caminho da independência, da fé que produz frutos e do entusiamo e esperança que levam ao mundo novo, baseado no amor e na justiça que emanam do Reino de Deus!

Nenhum comentário: