segunda-feira, 13 de junho de 2011

Zé da Máquina: um comentário que merece ser publicado

Zé da Máquia (segurando faixa) em manifestação na
Av. da Liberdade, em Taiobeiras, no 1º de maio de 1997.
No ano passado publiquei uma enquete no meu blog sobre os principais fatos históricos de Taiobeiras. Um dos itens enumerados foi a trajetória esquerdista de Zé da Máquina (José Sena).


Leia o que escrevi no post que instruía a enquete:


8. A trajetória esquerdista de Zé da Máquina. Um dos fundadores do PT e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras, candidato a vice-prefeito e prefeito, eleito vereador, líder comunitário, polêmico e comprometido com as causas sociais, o cidadão José Sena, conhecido como Zé da Máquina, foi a primeira grande liderança de Taiobeiras a acreditar que era possível fazer política pela Esquerda neste município do Alto Rio Pardo. Faleceu em 2008, num auto-exílio a que se impôs numa cidade do Estado do Tocantins.


Hoje (13/06/2011) recebi um comentário do leitor que se identifica como Cristiano. Achei interessante e transcrevo-o na íntegra, conforme o recebi. Leia:


"Meu Nome é Cristiano, não resido mais nesta cidade querida, mas dentre os fatos enumerados pelo prof levon(todos com seu valor) oque observei foi a lembraça do lider trabalhador José da Máquina, que como outros lideres antidos de Taiobeiras foram esquecidos. Sou jovem mas tive a oportunidade de conhecer Zé da máquina,homen reto, corajoso, perseguido que foi ainda levantava sua bandeira. Em Taiobeiras pessoas como seu Zé, nunca tiveram vez. Fato é que até os dias atuais o nome sindicato em Taiobeiras não existe. A exemplo Quem representa os funcionários do comercio de Taio. Parabéns levon pela lembrança de seu Zé. E você sabedor que é Taiobeiras está esquecendo de muitos Zés da cidade, que tanto ajudou o povo no passado.´Zé da maquina, Zé candinha, Zé Coló e por aí vai. Abraço." 13 de junho de 2011 15:59

Zé da Máquina é um dos maiores líderes morais da história de Taiobeiras. Seu legado, suas ideias e sua honestidade precisam ser descobertos pelas novas gerações e imitados por todos aqueles que desejam uma sociedade mais justa e solidária.

3 comentários:

Anônimo disse...

concordo plenamente ao que você disse ao respeito do senhor José Sena(in memoriam),que foi um grande homem,trabalhador,honesto, interessado nas causas sociais !Hoje ele não esta mais presente ao nosso lado, Mais nos deixou um imenso orgulho *-*
Tio , muitas saudades de você

By: Amanda Lopes Senav

Os homens públicos de Taiobeiras esquecidos disse...

levon, minhas palavras parece que te chamou a atenção, por tenho certeza ser fatos verdeiros, que poucos em Taiobeiras, tem a osadia de falar.Hoje falo pois quando sai da cidade conquistei a independencia principalmente de idéias.Assim como voce.Sempre estou na cidade pois resido em Montes Claros, mas a terra natal e sempre adorada e lembrada. Abraço, meu email é goen@bol.com.br qualquer necessidade pode escrever, pois estudei um pouco sobre os homens publicos de Taiobeiras.

Anônimo disse...

Levon parabéns pela bela iniciativa se manter viva na memoria da população ,pessoas que foram de suma importância para essa cidade , acredito eu que o meu Avô José Sena almejava grandes ideais para esta cidade !Ana Carolina Sena