domingo, 3 de abril de 2011

"O Velho - A história de Luis Carlos Prestes" no Cine Clube de Taiobeiras

O Cine Clube de Taiobeiras, o Arte em Cena, apresenta sessão neste domingo, 3 de abril de 2011, às 16 horas no plenário da Câmara Municipal, o filme O Velho - A história de Luis Carlos Prestes.

Leia a sinopse que extraí do blog Acervo Nacional:

"O fim da guerra fria e da ditadura militar tornou possível a realização de um filme inédito sobre um dos personagens mais emblemáticos da história do Brasil no século XX: Luiz Carlos Prestes. Um nome, por si só, carregado de estigma, aversão, entusiasmo, desconfiança ... O Velho, a história de Luis Carlos Prestes é a história de um mito, de um homem que encarnou uma causa. Um comunista convicto que carregou ideais, hoje soterrados pelos escombros do muro. O roteiro atravessa setenta anos da história contemporânea brasileira, da qual Prestes foi um dos agentes principais. O caminho de "ouro de Moscou" na insurreição comunista de 35; Olga Benário, o primeiro amor de Prestes, na verdade espiã do Exército Vermelho; a participação dos agentes estrangeiros no levante; o cruel assassinato de Elza por importantes dirigentes do PCB; o surpreendente acordo entre Vargas e Prestes em 46; a equivocada posição do Velho diante do iminente golpe de 64 ... Finalmente, estes fatos marcantes e obscuros são trazidos à tona para ajudar a entender nosso passado recente. Foram colhidos os depoimentos de políticos, historiadores, escritores, jornalistas, amigos, família e ex-membros do Comitê Central do PCB. Uma exaustiva pesquisa de filmes de época na precária memória da país revela imagens raríssimas de Luiz Carlos Prestes. O Velho é um abrangente painel sobre a história da esquerda brasileira. Sempre clandestinos ou foragidos, poucos registros visuais sobre os comunistas brasileiros resistiram à feroz perseguição policial. É a primeira iniciativa do gênero, um filme sobre a história não oficial do Brasil. O Velho carregou durante toda sua vida um projeto coletivo. Neste final de século [começo do século XXI], onde as utopias viraram pó histórico e a humanidade se encontra envolvida com seus pequenos projetos individuais, o filme nos resgata a trajetória de um Quixote que entregou sua vida a uma causa social. No índice remissivo da história, as páginas da vida de Prestes, como o destino do Brasil, estão coladas num epílogo sem fim ..."

A história pessoal e política de Luis Carlos Prestes sempre me fascinou, seja pelos ideiais; seja pelas "lendas" dos "revoltosos" por ele liderados, que há mais de 80 anos passaram pelas regiões onde nasci (na Bahia) e onde fui criado (aqui em Taiobeiras); ou também por Olga Benária, sua primeira companheira. Enfim, um grande herói e um mito da história do Brasil do século XX.

Vá à sessão e veja o filme.

3 comentários:

marileide alves pinheiro disse...

Levon, Parabéns por esta postagem. Realmente o filme sobre o Luis Carlos Prestes é fascinante. Pena que havia pouco público durante a exibição, mas quem esteve lá apreciou e apredeu muito sobre a história pol´pitica e social do nosso país. São esses exemplos de vida que o Cineclube: Arte Em Cena tem o prazer de mostrar em nossa cidade. Domingo, dia 09/03 teremos o filme: Gango e dia 17/03 será a vez de JK, dando continuidade aos exemplos de civilidade e cultura do Brasil. Convide mais pessoas, seus amigos, alunos... Só assim poderemos fertilizar e semear o ideal de LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE a todos. Obrigada em nome de todos do cine. Saudações Culturais a todos vocês.

Bruna disse...

Baixar o Documentário - O velho - A História de Luís Carlos Prestes - http://fwd4.me/0BOR

Rogerio Floripa disse...

Baixar o Documentário - O Velho - A História de Luís Carlos Prestes - http://mcaf.ee/upiz6