segunda-feira, 14 de março de 2011

Resultados do Encontro da CF-2011 em Taiobeiras

Seguindo a metodologia Ver-Julgar-e-Agir da Campanha da Fraternidade, as lideranças das comunidades, pastorais e movimentos da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras, reunidas entre 11 e 13 de março no Encontro de Formação para a CF-2011 (Fraternidade e Vida no Planeta - "A criação geme em dores de parto". Rm 8,22) assumiram vários compromissos visando a conscientização da população e a participação em ações concretas de defesa do meio ambiente. Destacam-se, dentre outras:

* Criação de uma comissão que envolva igrejas cristãs e outras organizações da sociedade civil para acompanhar o processo de implantação das atividades de mineração do ferro na microrregião Alto Rio Pardo e dissemir informações às comunidades e toda a sociedade, especialmente aos que estão à margem das decisões políticas e econômicas;


Muda de quaresmeira plantada na E.E. Pres. Tancredo
Neves (gesto simbólico da CF-2011 em Taiobeiras)
* Apoiar, divulgar e pressionar pela implantação da Lei Municipal (já em processo de estudo e tramitação na Câmara) que proíbe a utilização de sacolinhas plásticas no comércio de Taiobeiras.

Ao término do encontro, no final da manhã de domingo (13/03), durante a celebração de encerramento, o gesto concreto simbólico foi o plantio de uma árvore de quaresmeira no jardim do Centro Comunitário Paroquial. Também foram sorteadas outras mudas desta planta para os grupos, categorias profissionais, pastorais e comunidades presentes. Os profissionais da educação foram contemplados. Hoje de manhã a "Quaresmeira da Fraternidade", em plena Quarema, foi plantada no jardim da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves (foto).

Nenhum comentário: