domingo, 20 de março de 2011

20 anos da chegada das Irmãs em Taiobeiras

Ir. Letícia com livro Memorial da Juventude de Taiobeiras
20 anos atrás, em 16 de março de 1991, chegavam a Taiobeiras as Irmãs da Divina Providência. Elas assumiam mais uma missão no Norte de Minas. Fundaram a Comunidades Jesus Peregrino, vinculada à Paróquia São Sebastião, situada no bairro Vila Formosa. O pároco da época era o Frei João José de Jesus, OFM. As primeiras religiosas a assumir o trabalho pastoral foram irmã Laudeci Ouriques de Sousa e irmã Maria Eliza de Brida, provenientes do estado de Santa Catarina.

A atuação das irmãs gerou grandes e boas mudanças na caminhada das Comunidades Eclesiais de Base taiobeirenses. Houve uma intensa formação de lideranças leigas, articulação das comunidades rurais, reforço nas Pastorais da Juventude, da Criança, do Batismo e da Liturgia, além da criação do CEIA (Centro Educacional para a Infância e Adolescência) e da Banda Divina Providência.

Outras irmãs também vieram conviver nos vários momentos da Comunidade Jesus Peregrino. São elas: Nilza Cascaes, Neusa F. Nascimento, Maria Rita, Glauciene Ribeiro, Marias das Neves, Letícia Rocha, Elídia, Edilza, Maria Aparecida e Aparecida Ribeiro.

A presença das irmãs ainda despertou três jovens vocações taiobeirenses que ingressaram na Congregação. São as hoje irmãs Markelísia, Ilsa e Elizete.

Em 2005 as Irmãs da Divina Providência, deixando um grande legado evangelizador, partiram de Taiobeiras para prosseguir sua missão na Diocese de Almenara, a convite do Bispo Diocesano Dom Frei Hugo von Steekelemburg, OFM.

Na foto que ilustra este post, veja um momento da visita da irmã Letícia Rocha - missionária da Comissão Pastoral da Terra -  (com livro Memorial da Juventude de Taiobeiras nas mãos), que recebi em minha casa na semana do carnaval.

Nenhum comentário: