sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dois meses após cirurgia, Dom Pedro Casaldáliga se recupera bem

D. Pedro Casaldáliga
Do site da Rádio Eldorado FM 87,9

TVCA

Pouco mais de dois meses após uma cirurgia de próstata, o bispo emérito de São Félix do Araguaia (1.159 quilômetros de Cuiabá), Dom Pedro Casaldáliga, está se recuperando bem.

Após um mal estar, em novembro de 2010, Dom Pedro passou por uma cirurgia na próstata e de alargamento do canal da uretra. A cirurgia foi realizada em Goiânia, na ocasião o bispo também realizou uma bateria de exames. Casaldáliga sofre de problemas no coração e Mal de Parkinson.

"O bispo está bem, está sentindo uma insegurança para andar, mas está se recuperando bem", afirma José Pontin, amigo de Dom Pedro há 39 anos, que está acompanhando a recuperação de perto. No próximo dia 16 de fevereiro, Casaldáliga completará 83 anos.

O bispo

Dom Pedro Casaldáliga é símbolo da defesa das minorias e um dos nomes mais importantes na luta pela reforma agrária e pela preservação da cultura indígena. Em 27 de agosto de 1971 foi nomeado bispo prelado de São Félix do Araguaia pelo papa Paulo VI. Em 2005, 34 anos depois, renunciou ao cargo por causa da idade.

Catalão, nascido em Balsareny, província de Barcelona, vive em Mato Grosso desde 1968. Foi ordenado bispo da Prelazia do Araguaia, fundada no meio da Amazônia brasileira e uma das primeiras ações foi escrever ao Vaticano um relatório completo (Carta Pastoral) sobre a realidade local. Durante 40 anos foi incansável em seu esforço de melhorar a qualidade de vida dos moradores mato-grossenses.

Casaldáliga já trabalhou muito, mas havia diminuído o ritmo cotidiano. A distração ele encontra na companhia dos amigos, dos livros e fiéis.

Leia mais clicando aqui

Nenhum comentário: