quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

São Sebastião: padroeiro de Taiobeiras e santo mais popular da Arquidiocese de Montes Claros

Imagem de S. Sebastião em sua Matriz de Taiobeiras - MG
20 de janeiro de 2011 (feriado em Taiobeiras), Memória Litúrgica de São Sebastião, mártir do cristianismo primitivo ainda perseguido em Roma. Padroeiro de Taiobeiras. Santo mais popular da Arquidiocese de Montes Claros, padroeiro de várias de suas paróquias. Invocado como intercessor junto a Jesus nas causas da fome, da peste e da guerra.

Leia matéria especialmente produzida para o site da Arquidiocese de Montes Claros.

Bandeira levantada em 19/01/2011
"A padroeira principal da Arquidiocese de Montes Claros é Maria, Mãe da Igreja. O padroeiro secundário é São Pio X. Foi Pio X quem criou a Diocese de Montes Claros em 10 de dezembro de 1910 ao assinar a Bula 'Postulate Sane'. Mas, hipoteticamente, se fosse produzido um levantamento da devoção popular a santos padroeiros e santas padroeiras de acordo com as 59 paróquias da Arquidiocese, esta centenária Igreja teria outro santo padroeiro. Este seria São Sebastião, cuja memória litúrgica a Igreja celebra no dia 20 de janeiro. Seis paróquias têm esse santo como padroeiro na Arquidiocese de Montes Claros. Talvez porque São Sebastião seja o santo protetor contra a fome e as pestes, e o Norte de Minas Gerais seja uma região onde a sobrevivência das pessoas sempre dependeu de muita oração e ação.

Depois a maior devoção popular na Arquidiocese é por Santo Antônio e Nosso Senhor Bom Jesus. São João Batista vem em quarto lugar. Nossa Senhora da Conceição e Sant'Ana estão em quinto lugar. A Arquidiocese de Montes Claros tem quatro paróquias com padroeiros duplos. Confira abaixo um rápido 'censo', e sem pretensão alguma, feito pela Pastoral da Comunicação Arquidiocesana sobre os santos padroeiros das 59 paróquias e 40 municípios da região. São João do Pacuí, Patis, Novorizonte e Fruta de Leite são os quatro municípios, dos 40 da Arquidiocese, que não possuem paróquia. O primeiro é ligado à Paróquia Santíssimo Coração de Jesus de Coração de Jesus, o segundo à Paróquia São Sebastião de Mirabela e os dois últimos à Paróquia Santo Antônio de Salinas.

SÃO SEBASTIÃO
Matriz de São Sebastião - Capitão Enéas (MG)
Matriz de São Sebastião - Mirabela (MG)
Matriz de São Sebastião - Campo Azul (MG)
Matriz de São Sebastião - Taiobeiras (MG)
Matriz de São Sebastião - Berizal (MG)

Matriz de São Sebastião - Montes Claros (MG)"

Veja o restante da lista de Padroeiros de Paróquias da Arquimoc clicando aqui.

Nenhum comentário: