sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ofensas a nordestinos no Twitter por causa da vitória de Dilma repercutem no exterior

Do Yahoo Notícias

A história da estudante de direito Mayara Petruso, que postou mensagens de ódio contra nordestinos no Twitter logo após a eleição de Dilma Rousseff (PT), teve repercussão num dos maiores jornais do mundo, o britânico Telegraph.

A reportagem, assinada pelo correspondente do jornal em São Paulo, Robin Yapp, destaca que a OAB de Pernambuco entrou nesta quarta-feira com uma notícia-crime no Ministério Público Federal em São Paulo contra Mayara. Dentre as muitas mensagens ofensivas escritas pela estudante, o Telegraph cita a de maior repercussão no Brasil: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado" (sic) .

O texto do jornal inglês explica que a maior parte da população da região Nordeste do Brasil é composta por negros e pardos, enquanto o Sul é predominantemente branco. A reportagem cita que se o caso for a julgamento, Mayara pode pegar de dois a cinco anos por racismo e de três a seis meses por "incitação pública ao ato delituoso".

O Telegraph explica também que é errada a percepção de Mayara e outros usuários do Twitter que afirmaram que Dilma só foi eleita por causa dos votos do Nordeste - a candidata do PT ganharia a eleição mesmo sem os votos dessa região.

A reportagem cita declarações do presidente da OAB-PE, Henry Mariano, que classificou as ofensas de Mayara como inaceitáveis. "Como alguém com esse comportamento pode se tornar um profissional que depois lutará por justiça e direitos humanos?"

Nota do Blog: Em tempo, o nosso Norte de Minas faz parte da Região Mineira do Nordeste. Apesar de bem mineiros, a cultura e as características do Nordeste por aqui são bem fortes. E temos orgulho disso. E o blogueiro em questão, mesmo criado em Minas desde os três anos de idade, é baiano, portanto, nordestino. Aliás, Taiobeiras (MG) está a apenas 116 km da Bahia (do Nordeste). O fato é que a campanha de ódio levantada por José Serra está deixando estes efeitos colaterais de racismo e xenofobia no ar. Graças a Deus ele não foi eleito.

Também é importante lembrar que - basta fazer as contas - Dilma seria eleita mesmo que todos os votos do Nordeste não tivessem sido computados. É bom lembrar que ela teve a maioria dos votos da região Sudeste, por causa da vitória em Minas e no Rio de Janeiro, além de um bom desempenho em São Paulo (terra do próprio José Serra).

Leia este texto e entenda mais sobre como o Brasil começou no Nordeste e como deve muito a esta região.

Nenhum comentário: