quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mesmo com candidatos derrotados, Denerval mantem poder de transferir votos

Prefeito Denerval (PSD
Uma análise preliminar dos votos de deputado estadual e federal em Taiobeiras neste pleito de 2010, comparando-os com os resultados para prefeito em 2008, revelam que, apesar de Denerval (PSDB) não conseguir reeleger Ana Maria (PSDB) e Jairo Ataíde (DEM), respectivamente seus candidatos a estadual e federal, o prefeito conseguiu alocar para ambos uma votação similar ou proporcional aos índices que alcançou em sua própria vitória na última eleição municipal, se levados em conta a abstenção e os votos inválidos de um escrutínio com opções mais complexas como este.

Já os candidatos apoiados pelos diversos grupos de "oposição" a Denerval repartiram entre si praticamente o mesmo percentual dos votos obtidos pelo ex-prefeito Joel da Cruz Santos no páreo de 2008.

A conclusão é de que a oposição não consegue avançar sobre o eleitorado cativo do atual prefeito. Neste público ele ainda reina soberano, demonstrando alto grau de transferência de votos. Tal análise, ainda que distante dois anos para as eleições municipais de 2012, alerta para o fator "poste" tão em moda na política atual.

Como disse no início deste post, esta é uma avaliação à primeira vista dos resultados. É necessário maior estudo dos números para abstair deles interpretações mais precisas do quadro político taiobeirense.

Indicação de leituras para as eleições - 2º turno - clique no título de sua preferência:
Norma assinada por Serra orientava sobre como fazer aborto
Nota oficial da Canção Nova sobre as eleições 2010
Juca Ferreira e os eleitores de Marina
O bullyng eleitoral contra eleitores de Dilma
Zé Alencar volta ao palco
Gilberto Gil declara apoio a Dilma no 2º turno
Serra vai mandar prender mulheres e médicos de classe média que fazem aborto?
Paulo Moreira Leite: Que tal abortar a hipocrisia?
Serra acusa Marina de compartilhar o mensalão

Nenhum comentário: