sábado, 2 de outubro de 2010

Últimas pesquisas apontam vitória de Dilma no 1º turno

Dilma, no encerramento da campanha, neste sábado, 2/10 em São Bernardo do Campo, berço do PT
* Por Valéria Borborema em seu Apenas uma ideia, só isso

Da CartaCapital - Três levantamentos foram publicados neste sábado 2; Dilma tem 51% dos válidos no Ibope, 50% no Datafolha e 53% no Vox Populi

A pesquisa Ibope divulgada há pouco pelo Jornal Nacional aponta que a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, tem 47% das intenções para a votação deste domingo 3. O segundo colocado na pesquisa, José Serra (PSDB), fica com 29%, seguido por Marina Silva (PV), que tem 16%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Nos votos válidos, Dilma fica com 51%. Serra tem 31% e Marina, 17%. Os outros candidatos somados ficam em 1%.

Na pesquisa Datafolha, Dilma também seria eleita em primeiro turno. A petista tem 47% dos votos, seguida por Serra, com 29%, e Marina, que tem 16%. Nos votos válidos, Dilma fica tem 50%. Serra tem 31% e Marina, 17%. A margem de erro do Datafolha é de 2 pontos para cima ou para baixo.

Em outra pesquisa divulgada hoje, o Tracking diário Vox Populi/Band/iG, Dilma aparece com 47% dos votos totais, contra 26% de Serra e 14% de Marina. Dilma e Serra oscilaram negativamente um ponto percentual em relação ao levantamento da sexta-feira 1. Marina teve o seu maior crescimento, ao subir de 12% para 14%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Nos votos válidos, a petista registra 53%, o tucano 30% e a verde 16%.

Segundo esses números, Dilma ganharia a corrida presidencial já no primeiro turno.

Comentário de Valéria Borborema - Apesar de toda baixaria enfrentada na mídia e por parte da oposição, a candidata Dilmar Rousseff mantém liderança na corrida presidencial. Um feito e tanto, quando se observa o verdadeiro bombardeio que sofreu, algumas vezes sem argumentos suficientemente fortes. Com ou sem 2º turno, Dilma sai vitoriosa. Tomara que também nas urnas.

* Valéria Borborema é jornalista montes-clarense e autora do livro "Uma vida de Comunhão Eclesial", sobre a biografia de Dom Geraldo Majela de Castro, O.Praem, Arcebispo Emérito de Montes Claros.

Outras leituras para antes da eleição:
A direitona coesa e persistente
Lula: "Estão tentando fazer com Dilma o que fizeram comigo no passado"
A desaqualificação do voto do pobre
Sobre a intolerância nas eleições

Nenhum comentário: