quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Missão do Alto Rio Pardo ao quadrilátero ferrífero

Estou participando da Missão Empresarial do Alto Rio Pardo, comandada pela ACIT (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Taiobeiras) que é presidida por Carlito Pereira Costa (dos Produtos Arruda), em visita às cidades de Itabira e Santa Bárbara, na região do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais.

Vim na condição de expectador da área de educação, ao lado de políticos, servidores de prefeituras, estudantes universitários e empresários das cidades de Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, Montezuma, Salinas e Grão Mogol.

Todas estes municípios estão se preparando para a implantação de empresas mineradoras que explorarão a grande jazida de minério de ferro existente, em sua maior parte, na Microrregião do Alto Rio Pardo, no Norte de Minas.

A "Missão Empresarial" tem como objetivo conhecer os prós e os contras da atividade de mineração nas cidades mineiras onde ela já é tradicional e determina a economia.

Ontem estivemos em Itabira (fotos), visitando as instalações da Vale. Hoje estamos na sede da Associação Comercial de Santa Bárbara, ouvindo os desafios, problemas sócio-ambientais e os benefícios que esta cidade enfrenta com a atividade mineradora.

Tão logo chegar em Taiobeiras, escreverei aqui no blog as minhas impressões da visita, bem como, disponibilizarei as informações que obtive.

Nenhum comentário: