sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Enquete sobre os fatos históricos de Taiobeiras

Taiobeiras histórica: vista da Av. da Liberdade (casas antigas já demolidas)
Este blog elaborou e já colocou no ar uma nova enquete. Desta vez sobre os fatos marcantes da história de Taiobeiras (Minas Gerais) que mereceriam ser detalhados em livro. Claro que todos merecem. No entanto, o público poderá escolher o mais interessante ou o mais relevante.

A escolha, ao final do ano, não é promessa de que uma obra será escrita. Ao contrário, prentende estimular o debate sobre a história do município e provocar os estudantes, os estudiosos e os curiosos a pesquisar, a entender e a refletir sobre os fatos constitutivos deste povo do sertão Norte-mineiro.

Seria realmente muito bom se várias pessoas começassem a se interessar e a discutir sobre as realidades do passado de Taiobeiras. Ganharíamos em qualidade intelectual e em nível de cidadania.

A partir de minha formação na área das Ciências Sociais, e como professor de História, formulei uma lista de "momentos históricos". São eles:

Joel Cruz
1. A era populista de Joel, compreendendo os quatro mandatos deste político à frente do Executivo municipal, bem como sua prática eleitoral e pessoal de mando, baseada em atitudes e concepções próximas do chamado populismo teórico.

Denerval
2. A era neoliberal de Denerval, caracterizando o pensamento ideológico e a prática política do atual Prefeito e de seu grupo político, nos quais predominam concepções empresariais e liberais de direção da máquina pública, bem como um distanciamento do ideário socializante, todas estas vertentes próximas ao pensamento neoliberal teórico vigente.

Dona Lia
3. A eleição de Dona Lia a prefeita. Destaca-se o fato inédito e único na história de Taiobeiras, o de uma mulher ascender ao cargo de Prefeita Municipal, mesmo lutando contra a máquina populista da situação, em 1992, e desafiando o ideário  machista da cultura local.

4. O assassinato de Tezinho, em 1981. Um grande empresário e liderança política local é morto em seu próprio estabelecimento comercial - o maior da cidade até então - em circunstâncias mistériosas e trágicas. Um fato que passou para o imaginário coletivo da sociedade taiobeirense e que rende debates e narrativas mesmo após quase trinta anos do ocorrido.

Martinho Rego
5. O assassinato de Martinho Rego, em 1911. Baiano de Caculé, um dos fundadores do povoado, foi o primeiro vereador de Bom Jardim das Taiobeiras na Câmara Municipal de Rio Pardo de Minas. Fazia as vezes de agente de polícia na feira de sábado, prendendo desordeiros e levando-os à cadeia da Comarca (Rio Pardo). Foi assassinado em casa, desprevenidamente, por um destes a quem havia aprisionado.

Luis Carlos Prestes
6. A passagem da Coluna Prestes, em 1926. O Brasil atravessava a crise dos anos 1920. O tenentismo exigia uma política diferente da praticada pelas oligarquias do "café-com-leite". O "cavaleiro da esperança", Luis Carlos Prestes, e outros formam a Coluna que percorreu milhares de quilômetros do Brasil visando derrubar Arthr Bernardes da Presidência. Em 26 de abril de 1926 a Coluna ou "Revolta", como ficou conhecida por aqui no sertão, chega a Taiobeiras. Único fato da história do município que nos une aos grandes acontecimentos da história do Brasil.

Procissão N. Sra. de Fátima
7. A festa religiosa e social de Maio. Criada por Frei Jucundiano de Kok, OFM em 1957, a Festa de Nossa Senhora de Fátima (religiosa) e a atual Festa de Maio (social) são o acontecimento cultural, religioso e econômico de maior envolvimento popular do calendário anual de Taiobeiras. A Festa de Nossa Senhora de Fátima ocorre, atualmente, na Igrejinha octogonal situada à Avenida do Contorno. Já a Festa de Maio, parte social, na confluência da Avenida da Liberdade com a Praça da Matriz. Juntamente com ela, acontece também, a Ferarp (Feira de Negócios do Alto Rio Pardo).

Zé da Máquina no 1º de maio
8. A trajetória esquerdista de Zé da Máquina. Um dos fundadores do PT e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras, candidato a vice-prefeito e prefeito, eleito vereador, líder comunitário, polêmico e comprometido com as causas sociais, o cidadão José Sena, conhecido como Zé da Máquina, foi a primeira grande liderança de Taiobeiras a acreditar que era possível fazer política pela Esquerda neste município do Alto Rio Pardo. Faleceu em 2008, num auto-exílio a que se impôs numa cidade do Estado do Tocantins.

Aos professores de História, solicito e recomendo que envolvam seus alunos na reflexão proposta aqui. Debatam. Votem.

37 comentários:

fernanda disse...

A morte de Martinho Rego em 1911 .Pois ele foi um dos principais perssonagens na historia de Taiobeiras , onde ajudou no dessenvolvimento da cidade , abrindo a primeira loja de tecido . Apesar da sua morte trágica em 1911 causada pelo homen conhecido como Kinca Roxo, foi um ótimo exemplo , para que Taiobeiras crescesse cada vez mais.

Bárbara disse...

A passagem da Coluna Prestes, em 1926. Acho que esse é um momento histórico muito importante para a população taiobeirense,uma vez que,é o único laço que nos une a história nacional,e muitas pessoas têm conhecimento sobre a Coluna Prestes como um movimento de grandeza,mas não sabem que esse movimento passou por Taiobeiras.

Beijos!!!

INGRID disse...

APESAR DE SUA MORTE TRAGICA EM 1911CAUSADO PELO HOMEM CONHECIDO COMO KINCA ROXO. FOI UM ACONTECIMENTO HISTORICO PARA TAIOBEIRAS. EDVÂNIA COSTA,INGRID NATALIE E NATALIA THAIS. SALA 06 TURMA:ROBERTO CARLOS TURNO; VESPERTINO .

Natalia disse...

APESAR DE SUA MORTE TRAGICA EM 1911CAUSADO PELO HOMEM CONHECIDO COMO KINCA ROXO. FOI UM ACONTECIMENTO HISTORICO PARA TAIOBEIRAS. EDVÂNIA COSTA,INGRID NATALIE E NATALIA THAIS. SALA 06 TURMA:ROBERTO CARLOS TURNO; VESPERTINO .

sarah cristina disse...

A festa religiosa e social de Maio. Criada por Frei Jucundiano de Kok, OFM em 1957, a Festa de Nossa Senhora de Fátima (religiosa) e a atual Festa de Maio (social) são o acontecimento cultural, religioso e econômico de maior envolvimento popular do calendário anual de Taiobeiras.

porque mostra a cultura de Taiobeiras mostra a toda a população que Taiobeiras e uma cidade de grandes aspectos cuturais e alem disso as pessoas valorizam mais a cidade...

Nicolas Marques disse...

Podia talvez citar um dos fatos abaixo , mais como eu não estive presente , não posso analisar com complexidade os fatos . Porém então , posso afirmar que o comando político de Denerval está sim , fazendo com que a cidade tenha progresso . Mesmo que não agrade a uma minoria populacional , o governo de Denerval está fazendo a cidade crescer em infra-estrutura assim como em tantos outros conceitos que deliberam em própria vista o desenvolvimento muito importante para todos .

-9º ano
-CEBEC

Tamires disse...

A festa religiosa e social de Maio.
Apesar de eu não ser daqui , foi o que mais me chamou atenção, pois o maior motivo para comemorar é a Padroeira da cidade , mas com o passar do tempo , tornou-se uma festa de tradição ,religiosa e a social , porém estava havendo coisas que não pertencia a Igreja onde houve uma separação entre a festa religiosa e social.

Sala:Gilberto Gil -05

Anônimo disse...

A festa de Maio , pelo fato de ser um dos atos mais marcante da historia de Taiobeiras , onde duas festas se davam tão bem poderiam ser realizadas , no mesmo local ,mas com o passar do tempo, os religiosos acharam que a festa social estava tomando conta da resligiosa e com isso se separaram .
AGORA a Festa Religiosa ocorre em frente dá igrejinha onde muitos católicos vão , e a Festa Social é uma característica muito importante da cidade onde vem pessoa de vários lugares para aproveitarem da festa .


Beijo , Fran ... By: E.E.P.Tancredo Neves

Fernando Fonseca disse...

A passagem da coluna Prestes,
Pois foi o único fato que a cidade de Taiobeiras participa dos grandes fatos da historia nacional. Luis Carlos Prestes, ou como era chamado o "cavaleiro da esperança" e outros formavam a coluna que percorreu muitos quilômetros a fim de derrubar Arthur Bernardes da Presidência

Fernando Fonseca disse...

A passagem da coluna Prestes,
Pois foi o único fato que a cidade de Taiobeiras participa dos grandes fatos da historia nacional. Luis Carlos Prestes, ou como era chamado o "cavaleiro da esperança" e outros formavam a coluna que percorreu muitos quilômetros a fim de derrubar Arthur Bernardes da Presidência

cleisyelen disse...

A morte de Martinho rego por que ele foi um dos principais personagens de Taiobeiras e merecia um livro para todos conhecer a sua historia.Cleisyelen Rodrigues de Oliveira,sala 06,turma:Roberto Carlos

Lorena Terene disse...

Acredito que o fato mais interessante, foi uma mulher ter sido eleita prefeita. É chocante observar que até hoje, em pleno século XXI, a mulher ainda sofre uma forte opressão masculina, principalmente nessa região sertaneja, onde o tempo passa mais a mentalidade das pessoas parece não evoluir. A valorização feminina é algo que precisa ser difundido em nossa sociedade, já que desde do princípio, é a mulher a base para a construção de uma sociedade.

Rayssa disse...

O assassinato de Tezinho, em 1981, sua morte foi calsada por um fucionário seu , de sua inteira confiança , motivo pelo qual usou desta confiança, para na companhia de um amigo ,assaltalo no seu comércio, como não conseguiu , êxito no roubo , resolveu tirar sua vida , os mesmos , dias depois , foram presos e confessou o crime.

Fabiola disse...

Eu gostei q dona lia se candidatou a prefeita da cidade, e ter enfrentado o rachismo.

Fabiola disse...

o que mais me chamou a atençao foi a morte tezinho em 1981,porque pelo q eu saiba ele era um homem bom e de melhores condiçoes em taiobeiras,e ele foi morto e ate hoje nao descobrio o seu assacino.

Joyce pereira.

Micaela Veloso disse...

Acho que foi o fato de uma mulher ter tido a "corajem" de si eleger a prefeita na cidade. Ésse sim pode ser considerado historico, porque foi a unica que teve essa "osadia" até hoje. Na sociedade que vivemos hoje acho que é muito pouco "mal resolvida" para eleger uma mulher a frente da sua sociedade.

By: Micaela Veloso 9º ano
Centro Educacional Beliza Corrêa

wesley disse...

EU ESCOLHI ESTE PORQUE FALA DE ALGO RELIGIOSO E HISTÓRICO DE TAIOBEIRAS.E MAIS HISTÓRICO AINDA PORQUE FOI O FREI JUCUNDIANO QUE DEU INICIO A ESTA FESTA QUE TODO ANO ACONTECE NA PRAÇA DA IGREJINHA.WESLEY SALA 10 CAZUZA

Rhansley disse...

Foi muito importente Taiobeiras ser comandada por uma mulher guerreira que quebrou tabus e provou que não importa o sexo da pessoa o importante e sua garra em direção aos seus objetvos!

Rafael da Betel disse...

por tudo que pude aprender com ele tanto na escola como na politica, Prof. Levon você é uma pessoa da qual tenho muita admiração. Penso que a historia de Taiobeiras que merece um livro é a politica, desde a primeira eleição ate o governo Denerval, é preciso deixar escrito todos os pontos politico que aconteceram de bom, pois assim os proximos politicos poderam ter uma ideia da historia de Taiobeiras e fazer um trabalho cada vez melhor para nossa cidade.
Um forte abraço para todos, saudades da minha terra.

LEVON NASCIMENTO disse...

Obrigado Rafael, pelas palavras de consideração. Você, sim, foi um excelente aluno e está no caminho certo da boa política (aquela voltada para o bem comum e para o serviço da comunidade).

Anônimo disse...

Uai , tinha deixado um comentário, mais não apareceu então vai outro :
A Festa Social e a Festa Religiosa por ser um fato que marca muito a cidade , que foram duas festas que eram juntas e davam tão bem e pelo fato de terem separados porque os religiosos começaram a falar que a festa social estava tomando conta da religiosa, acho que essa festa marca muito a cidade , porque sempre quando pergunta uma pessoa qual a lembrança da cidade ela fala deesas duas festa , onde agora estão separadas e são festas muito visatadas .
Na Festa Social por exemplo , vem pessoas de vários lugare s para poderem apreciar essa magnífica festa .

Franciely disse...

Uai , tinha deixado um comentário, mais não apareceu então vai outro :
A Festa Social e a Festa Religiosa por ser um fato que marca muito a cidade , que foram duas festas que eram juntas e davam tão bem e pelo fato de terem separados porque os religiosos começaram a falar que a festa social estava tomando conta da religiosa, acho que essa festa marca muito a cidade , porque sempre quando pergunta uma pessoa qual a lembrança da cidade ela fala deesas duas festa , onde agora estão separadas e são festas muito visatadas .
Na Festa Social por exemplo , vem pessoas de vários lugare s para poderem apreciar essa magnífica festa .

lucas disse...

Levon eu escolhi votar em Derneval porque por esses anos até agora que esteve no cargo de prefeito fez coisas que até o povo duvidária.
conseguiu conquistar a confiança do povo taiobeirense caracterizado pelo pensamento "nâo sei se vou conseguir,mas pensando positivo sempre confiante" de que vai da certo.
LUCAS RODRIGUES DA ROCHA SALA 10 CAZUZA.

Anônimo disse...

A morte de MARTINHO REGO EM 1911. Pois ele ajudou a formar a nossa linda cidade abrindo a primeira loja de tecido.Pena que teve uma morte tragica causada por kinca roxo e deixando um grande exemplo pra taiobeiras, em homenagem uma praça com seu nome pra deixar marcado o seu lindo nome marcado em taiobeiras. BEIJOS JASSIELY TEIXEIRA

Hiago. disse...

Levon, eu acho bem interessante o fato de Lia, a unica prefeita eleita em Taiobeiras, bem diferente na historia da cidade, até um pouco surpreendente, mas bem legal.
No mais é só isso Levon,,
fllw, abrass.

Anônimo disse...

A eleição de uma mulher a prefeita-Acho que foi um marco muito importante ter sido uma mulher eleita prefeita , quando mesmo vivendo num mundo atual , há ainda a presença do machismo .E é de muita coragem uma mulher tomar uma posição a frente do que já é estabelecida a ela e mostrar seu valor também na politica .

Thamires .9º ano -CEBEC

juliana disse...

A festa religiosa e social de Maio. Criada por Frei Jucundiano de Kok, OFM em 1957, a Festa de Nossa Senhora de Fátima (religiosa) e a atual Festa de Maio (social) são o acontecimento cultural, religioso e econômico de maior envolvimento popular do calendário anual de Taiobeiras.

Porque mostra um, pouco mais da cutura de taiobeiras e chama cada vez mais a populaçao de outras cidades!!!!!!!!!!!"
Juliana Rosa Malta Pereira"""
8ºano Gilberto Gil Tancredo Neves

sarah cristina disse...

Procissão N. Sra. de Fátima
7. A festa religiosa e social de Maio. Criada por Frei Jucundiano de Kok, OFM em 1957, a Festa de Nossa Senhora de Fátima (religiosa) e a atual Festa de Maio (social) são o acontecimento cultural, religioso e econômico de maior envolvimento popular do calendário anual de Taiobeiras.

Porque chama a populaçao de outras cidades para que possam conhecer a cultura de Taiobeiras!!!!"

sarah cristina disse...

Procissão N. Sra. de Fátima
7. A festa religiosa e social de Maio. Criada por Frei Jucundiano de Kok, OFM em 1957, a Festa de Nossa Senhora de Fátima (religiosa) e a atual Festa de Maio (social) são o acontecimento cultural, religioso e econômico de maior envolvimento popular do calendário anual de Taiobeiras.

Porque chama a populaçao de outras cidades para que possam conhecer a cultura de Taiobeiras!!!!"

Juliana 9° ano disse...

A passageem da coluna Prestes , em 1926.
Por ser um fato histórico muito importante ,não apenas para Taiobeiras , mas para o Brasil.
De acordo com o qe foi ensinado por Levon Nascimento na sala de aula do CEBEC 9° ANO .

samara disse...

A passagem da coluna prestes em Taiobeiras,acho que foi um fato que marcou a história da cidade.Um fato de muita importancia e que será lembrado por todos os taioberenses por muitos e muitos anos.
Samara Marques,sala 09.Sexto ano.

blog do kaio disse...

A morte de Martinho Rego em 1911.Porque ele foi um guereiro na historia de Taiobeiras.Foi um exemplo e tanto nessa historia.Ele ajudou Taiobeiras a se desenvolver cada vez mais.Acho até que ele mereceria um livro contando sua historia!!!

Marcos disse...

Coluna Prestes, porque é o unico fato historico nacional em que Taiobeiras participa.
A coluna prestes foi liderada por Luiz Carlos Prestes.

Marcos Antônio, sala 5, nº21, Gilberto gil

Cristiano disse...

Meu Nome é Cristiano, não resido mais nesta cidade querida, mas dentre os fatos enumerados pelo prof levon(todos com seu valor) oque observei foi a lembraça do lider trabalhador José da Máquina, que como outros lideres antidos de Taiobeiras foram esquecidos.Sou jovem mas tive a oportunidade de conhecer Zé da máquina,homen reto, corajoso, perseguido que foi ainda levantava sua bandeira.Em Taiobeiras pessoas como seu Zé, nunca tiveram vez.Fato é que até os dias atuais o nome sindicato em Taiobeiras não existe.A exemplo Quem representa os funcionários do comercio de Taio.Parabéns levon pela lembrança de seu Zé.E voce saber dor que é Taiobeiras esta esquecendo de muitos Zés da cidade, que tanto ajudou o povo no passado.´Zé da maquina, Zé candinha, Zé Coló e por aí vai.Abraço

Anônimo disse...

concordo plenamente ao que você disse ao respeito do senhor José Sena(in memoriam),que foi um grande homem,trabalhador,honesto, interessado nas causas sociais !Hoje ele não esta mais presente ao nosso lado, Mais nos deixou um imenso orgulho *-*
Tio , muitas saudades de você

By: Amanda Lopes Sena

Nelio disse...

Estive em taiobeiras onde morei ate os 14 anos, a cidade esta jogando alto, com o progresso sua historia vai se perder em um breve curso do tempo, só as duas igrejas restarão para relembrar algum fato.
Suas matas em volta da cidade tambem já estão acabando, os pequizeiros já são raros. os rios o do coqueiro esta longe do que era em 60/70, atenção meio ambiente! já esta na ora de fiscalizar e manter o que resta. Nelio.

Anônimo disse...

Bem pensado Nélio, meio ambiente as autoridades preocupa somente com poluição sonara, esquecendo de algo tão importante como vc, mesmo disse. até mesmo porque controlar poluição sonora é muito mais facil e com um custo barato. isto se tratando de Taiobeiras.