quinta-feira, 29 de julho de 2010

O chão e o horizonte: recomendação de leitura

Ao participar do 6º Encontro Mineiro das CEBs na semana passada em Montes Claros (MG), tive acesso ao livreto (cartilha) "Eleições 2010: o chão e o horizonte" (foto da capa) produzido pelas assessorias do CNLB (Conselho Nacional de Leigos do Brasil), CBJP (Comissão Brasileira de Justiça e Paz), CEFEP (Centro Nacional de Fé e Política "Dom Helder Câmara"), IBRADES (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento) e Pastorais Sociais da CNBB
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Através de um texto fácil e de rápida leitura, construído no tradiconal método VER-JULGAR-AGIR, são apresentadas algumas reflexões que todos os cristãos e demais cidadãos deveriam fazer diante do período eleitoral que se aproxima.

O título chama a atenção para o sonho de um Brasil mais justo, ético, pacífico e solidário, chamando a isto de HORIZONTE. Já a realidade em que nos encontramos é analisada à luz da espiritualidade e da ética cristãs, na dimensão do CHÃO em que pisamos.

O livreto destaca ainda as questões da ética na política, do valor do trabalho e do trabalhador e da inviolabilidade da vida em todas as suas dimensões, do direito de nascer, crescer com saúde e educação, até a possibilidade de usufruir de uma velhice respeitosa e tranquila.

Vale a pena ler. É uma publicação do Centro de Pastoral Popular. Maiores informações no 0800 703 83 53 ou no e-mail cpp@cpp.com.br.

Nenhum comentário: