quarta-feira, 7 de julho de 2010

Doze candidatos a Presidente da República

De acordo com o Blog do Adelino Vieira, repasso para vocês a lista e um resumo de biografia dos doze candidatos à Presidência da República, inscritos para as eleições gerais de 2010.

Américo de Souza (PSL) – Bacharel em direito, ciências econômicas, administração, ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. É ex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão. Em 2006, foi candidato a vice-presidente.

Dilma Rousseff (PT) – É natural de Belo Horizonte. Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil.

Ivan Pinheiro (PCB) – Advogado, é secretário geral do PCB. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Já se candidatou a deputado federal e a vereador. Também já disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro.

José Maria Eymael (PSDC) – Nasceu em Porto Alegre, é formado em direito, com especialização na área tributária, e em filosofia pela PUC-RS. Há mais de 30 anos atua como empresário nas áreas marketing e comunicação. Ex-deputado federal, já disputou a Presidência duas vezes.

José Serra (PSDB) – Ex-governador de São Paulo, já foi deputado federal, senador e ministro da Saúde e do Planejamento. Tem formação superior em Economia, concluída no Chile, e em Engenharia, pela Universidade de São Paulo.

Levy Fidélix (PRTB) – Atuou como apresentador de TV, diretor de criação em agências de publicidade e professor. Foi um dos fundadores do PL e esteve no PTR. Já disputou eleições para presidente da República, prefeito de SP, governador, vereador e deputado federal.

Marina Silva (PV) – Nasceu no Acre, onde formou-se em história. Foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual e senadora. Atuou no governo Lula como ministra do Meio Ambiente, de 2003 a maio de 2008. Participou da fundação do PT, do qual se desfiliou em 2009.

Mário de Oliveira (PTdoB) – Nasceu em Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. É graduado em engenharia mecânica pela Unesp, bacharel em Direito pela PUC-SP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP.

Oscar Silva (PHS) – Maranhense, vive atualmente em Brasília. É advogado e secretário geral nacional do PHS. Entrou para a política no PMDB. Está filiado há cinco anos ao PHS. Já disputou duas eleições para deputado.

Plínio Sampaio (Psol) – Promotor público aposentado, é mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Tem atuação junto à Igreja Católica. É presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária.

Rui Pimenta (PCO) – Formado em jornalismo, participou da fundação do PT, com atuação em SP e no ABC. Na década de 80, atuou no sindicalismo. Após ajudar a fundar o PCO em 1996, foi candidato a vereador, a deputado federal e a prefeito de São Paulo.

Zé Maria (PSTU) – Metalúgico, participou dos movimentos sindicais no ABC na década de 1970. Foi um dos fundadores do PT, do qual saiu nos anos 90. É um dos fundadores e atual presidente nacional do PSTU. Integra a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

23 comentários:

Anônimo disse...

E ai Levon Nascimento.. Para mim a pessoa que tem maior voto e Dilma, pois o Presidente Lula, esta apoiando ela e com isso, se fosse pra mim votar, eu não votaria em Dilma, eu votaria em Serra, por causa do partido dele. Mas quem vai ganhar em Dilma.

Vote em Dilma

Micael Correia disse...

São muitos nomes, mas poucos terão chances reais. Todos sabemos que a eleição será voltada para três candidatos : Dilma, Serra e Marina. Provávelmente os outros candidados devem estar no mínimo cumprindo obrigações partidárias, pois não irão ter nem 30 segundos direito de propaganda na TV. Mas esse post foi bastante interessante, porque eu não fazia ideia, da quantidade de canditados, não sabia que chegava à essa quantidade.

B̲rɛɳ∂α̲α ← disse...

Oi levon.
Eu ainda não voto,mas para mim todos os canditados devem cumprir o que eles prometem,não e só o candidato ir lá e falar qualquer coisa que na hora quando ganha não cumpri o que promete.E gostei desse post,pois eu vi que não e só Dilma,Serra e Marina.


Mas espero quem ganha essa eleição será Marina.

Ana Beatriz Soares Aguiar disse...

Há diferentes posicões sobre a sucessão do presidente Lula, e podemos identificar que todos eles são de diferentes partidos e vem de diferentes partes da região brasileira. Mas como comentado anteriormente os potenciais candidatos a presidência são: Serra, Dilma e Marina. Que já começaram a fazer sua campanha eleitoral por diversas partes do Brasil, com o objetivo maior de chegar a presidente da república. Posição maior na politíca que está inteiramente ligada a nossa vida.

Tâmara Mariane disse...

Levon,
Os candidatos a presidência da republica são muitos e cada um tem suas propostas. Apesar de ainda não votar saber sobre os candidatos é fundamental, pois o país depende disso. Nós cidadões devemos avaliar os candidatos e suas propostas para escolher o melhor para o Brasil. Foi interessante porque com esse post vi a grande quantidade de candidatos que existem não apenas Serra, Marina e Dilma.

Beatriz disse...

Pra mim a escolha de um cadidato a Presidência da República não é uma tarefa fácil, sendo que o importante é que o eleitor procure conhecer e analisar o histórico de cada candidato, bem como avaliar seus projetos para a condução do governo brasileiro. .

Beatriz Mendes Romanin

Thaís Furtado disse...

Hy Levônio !! HAHA'
Olha.. vi o post e gostei mto , pq não sabia realment qe são tantos candidatos ! Bem... Focando nos 3 principais .. que são : Dilma, Serra e Marina..
E na minha opinião.. se eu votasse.. qem teria meu voto, concerteza seria MARINA SILVA .. pois acho qe essa palhaçada dentro do nosso governo deve acabar.. tirar dos ''poderzinhos'' centrais qe eh sempre PT e PSDB.. por isso qe esta como esta...Essa Anarquia ... Politicagem fajuta .. e pensam qe o povo brasileiro eh palhaço!! Vamo mudar pra ver se funciona neeh! ... esse eh meu Ponto de vista ;)

aah , 0,5 Ponto.. haushau'
bjsbjs :*

Laíse Soares Costa disse...

Oi Levon.

Fiquei surpresa ao saber da grande quantidade de candidatos à Presidência da Republica, mas os favoráveis mesmo são: Dilma, Serra e Marina que vem destacando na mídia com suas propostas de governo.
E acho que pelo fato de Lula apoiar Dilma,dará segundo turno entre Serra e Dilma,mas com vantagem para a candidata do PT.

Victória Caroline Veloso Meireles disse...

Oi Levon.
Este é um ano muito importante pra todos nós, cidadãos brasileiros, sendo ele ano político.É necessário que conheçamos o propósito de todos os candidatos a presidencia da república. Confesso que pelo fato de pouca divulgação eu não conhecia todos os candidatos, sendo eles pertencentes a diversas regiões do Brasil. Devemos encarar que os candidatos Serra (PSDB); Dilma (PT) e Marina (PV) são os mais favoráveis para vencer as eleições de 2010. Penso que o fato de Dilma ser apoiada pelo Presidente Lula dará a ela tem mais chances, mas não devemos esquecer de Serra e Marina que também são fortes concorrentes. Espero que vença o candidato que tenha mais competencia e honestidade para reger o país.

Jemima Nascimento ' disse...

Oi levon (:
Nessa eleição ainda não posso votar, mas confesso que me interesso bastante sobre política, acho legal o assunto para se debater. Realmente são muitos candidatos , mais todos nós sabemos que são poucos tem que tem a possíbilade de ser eleito. Espero que seja , Dilma, Marina e Serra . Pois todos os três tem uma grande capacidade!
Adorei o post !
beijos ;*

Anônimo disse...

Oi Levon,
São muitos candidatos, mas poucos cumprem o que prometem. E todos sabemos que serão três os principais: Dilma, José Serra e Marina.
José serra, por exemplo, fala que o Brasil pode mais, que acredita na democracia e que ele oferece ao Brasil sua capacidade de transformar idéias em realidade.
Marina, afirma que pretende investir 7% do PIB em educação.
E Dilma, afirma que tem coragem, competência e sensibilidade.
Eles falam, afirmam, prometem, mas será que cumprirão?
Então, antes de tudo, devemos nos informar, procurar conhecer mais sobre esses candidatos, pois estaremos votando em alguém que irá governar e ter poder sobre nosso país.

Andressa.

Matheus Teixeira disse...

Acho que Dilma é uma boa concorrente pois ela é uma pessoa inteligente e tem um grande potencial,mas acho qe Marina também é uma boa candidata pois é uma pessoa dedicada ao seu trabalho e assim como ela foi ministra do meio ambiente tem capacidade de ser presidente do nosso pais e representa-lo muito bem sempre cumprindo suas tarefas conforme o qe for prometido.

Bem acho qe qualquer uma das duas que ganhar vai saber governar bem, agora é a vez da mulher provar que ela é capaz !

Dilma ou Marina?
(X) (X)

Hiago. disse...

Ai J.LEVON

Muiitas citaçoes em favoritos : Dilma, Serra e Marina , os outros canditados nao são muiito cotados com o povo Brasileiro nao, até por serem falados o minimo, na minha opinião , vai ser uma grande eleição, uma disputa muito acirrada entre esses três favoritos, é bem provavel que os outros nao vão ser alvo de muitos votos nao.
Se eu votasse , eu votaria em Dilma, !


-----------------------------------


ÔO LEEVOON, afinal, tá faltando um candidato aiii, Joel da Cruz Santos, KKKKKKKK.
oww, aki tem um negocio bom pra tuu ver mano : http://www.youtube.com/watch?v=1iAn1uJRTSk . especial pra vc.

Fllw Joeleevon. KKKKK.

Abraass Levon.

Considera com brincadeira ai em cima bllz? valeeu brotheer.


Hiago.

Marcos Vinícius disse...

Apesar de haver vários candidatos, somente três (nas pesquisas) sobressaíram: Dilma, Marina e José Serra. Estou convicto que haverá segundo turno, por causa desses três candidatos fortes, aí dependerá do apoio de quem vai ficar no terceiro lugar aos dois candidatos que se disputarão no segundo turno, todavia devemos votar para aquele que transparece ser melhor, em um governo que prescisa haver bastante responsabilidade, dedicação e sabedoria. Esse governo é difícil, pois o Brasil é um país emergente, com grande território e graves problemas sociais. Prescisamos de escolher quem será o melhorpara amenizar ou exterminar esses problemas.

Marcos Vinícius 16

Vitor César Becker disse...

Há muitos candidatos à presidência nessa eleição, a quantidade de nomes me surpreendeu, mas eu acho que muitos deles apenas estão cumprindo uma ordem do partido. Na minha opinião, apenas 3 entre eles tem chances reais de ser eleito: Dilma, Marina e Serra. Devido a grande ajuda na campanha por parte da mídia, apenas estes candidatos tem chances de se tonar presidente. Se eu fosse votar, eu votaria em Serra porque ele é um cara decente e tem capacidade de governar o país. Mas, pense bem na hora de escolher o candidato, pois é ele que vai governar e representar o nosso país nos próximos 4 anos.

Post legal Levon. Parabéns pela escolha do tema.

Mariana Rodrigues disse...

Oi Levon.
Fiquei muito surpresa com a quantidade de candidatos a presidência do Brasil. Mas ja está mais que claro que os mais favoráveis e que estão mais sobressaindo na campanha são: Serra, Dilma e Marina. Eu como cidadã feminina, gostaria muito que uma mulher fosse eleita, ambas as candidatas tem propostas muito boas, mas o nosso país não está precisando de promessas e sim de ações. Nessa eleição não posso votar ainda, mas torço e espero que vença o melhor, o melhor que saiba governar o nosso país com dignidade, transparência e competência.
Se votasse, votaria em Dilma, gosto da forma com que ela planeja governar o Brasil, e ela tem muitas chances de ganhar pois está sendo apoiada pelo presidente Lula, que na minha opinião nesses oito anos de governo conseguiu mudar muito o Brasil para melhor, ele não conseguiu resolver todos os problemas, o que eu acho que seria impossível no nosso país, mais solucionou grande parte deles, e eu o adimiro muito por isso.
Gostei muito do seu post !

Bianca disse...

ooi Levon .
Muito boa a iniciativa de divulgar todos os demais candidatos a presidente ,embora os mais concorridos são :
JOSÈ SERRA ,MARINA SILVA E DILMA , onde todos eles fazem bastante promessas , mas que resta saber se cumprirão .
é importante que a sociedade saiba que existe mais alternativas , e é muito importante a sociedade sempre procurar saber mais e escolher bem o seu voto .

Anônimo disse...

O voto é um direito a escolha que devemos praticar com muita segurança,pois o voto presidencial ira mudar todo o nosso futuro,os três candidatos masi fortes são,Dilma,Serra e Marilia,mas já tenho o meu voto,e o meu voto será para Dilma.
Kelvyn Antoni.

waleska évellyn disse...

levoooooon *---*', é eu li tá -- haha'
mas aqui, muito boa a proposta de todos eles , mas como todo mundo já sabe os ''preferidos'' são Serra, Marina e Dilma..
espero que um deles ganhem, mas eu tô torcendo mesmo é por Marina, gostei mais do jeitim dela me cativo -- euri*..
se eu votasse concerteza meu voto seria dela *--*'
só comentei agora porque minha net caiu e só volto agora \z ' , espero meus 0,5 pontos ..
bj levônio melhor professor que AMA puchar meu cabelo, ;*

waa.lopes disse...

oi joelão tudo bem ? -- HAH
levon, eu li tá ! eu achei ate boa as propostas dos candidatos, mas do que adianta sendo que os preferidos são Serra, Dilma e Marina ? eles tão aê mesmo pra ocupar espaço ..
aqui se eu votasse meu voto seria da Marina, fui com a cara dela sabe ? :D' ..
ps: não comentei antes porque minha net tava caindo \z '
bj querido professor que ama puchar meu cabelo, :*

Anônimo disse...

O mais importante do voto é ter a conciencia de que estamos fazendo um direito a escolha muito importante.Nesta eleição estamos com três grandes candidatos, que é Dilma,Serra e Marilia,mas sempre temos uma pergunta em mente será que eles vão cumprir o que prometeram?SERÀ
Mas o meu voto está garantido é Serra(PSDB)

Tarcísio

Sarah disse...

Eii Levon !
Sua iniciativa de nos mostrar todos os canditados foi muito boa, pois a mídia está focando só em três que já até foram citados:
Dilma, Serra e Marina.
Sendo que precisamos conheçer todos, para tirarmos nossas próprias críticas para quando podermos votar .
bjs, bjs :*

Anônimo disse...

concerteza vou votar em MARINA SILVA, porque o que importa agora e a natureza ela tambem é muito inteligente.........