domingo, 11 de julho de 2010

África venceu ao realizar a Copa. Presença de Mandela coroou final

A presença do líder negro sul-africano Nelson Mandela, também ex-presidente do país, na cerimônia de encerramento da 19ª Copa do Mundo de Futebol da Fifa na África do Sul, neste 11 de julho de 2010, emocionou ao público presente no Soccer City em Joanesburgo, palco da final, e a todos os que assistiam o evento ao redor do mundo pela televisão. A rápida passagem de Mandela pelo gramado do estádio se deu alguns minutos antes do jogo Holanda X Espanha. Devido ao seu frágil estado de saúde ele não pode permanecer para assistir à partida.

Na foto de Luca Bruno/AP, Nelson Mandela e sua esposa Graca Machel desfilam em carro aberto no gramado do Soccer City, em Joanesburgo / África do Sul >

Mandela é um dos grandes ícones mundiais das lutas pelos direitos civis dos negros e de todos os povos oprimidos. Na segunda metade do século XX ele foi o líder da resistência negra sul-africana contra o regime do aparthaid, mantido pela minoria branca de seu país.

Pelas regras do aparthaid (apartação, segregação, separação), a maioria negra e pobre do país era isolada da minoria branca e rica. Este isolamento era racial, geográfico, cultural, político e econômico.

Mandela, presente à final da Copa do Mundo, independende do resultado do torneio futebolístico, se constituiu num símbolo para a união dos seres humanos de todo o planeta e demonstrou ainda mais a grandeza e o valor do povo africano. A África venceu ao realizar a Copa!

Um comentário:

Maria Melo disse...

Gostei de sua iniciativa de comentar sobre a presença de Mandela, considero ele um grande líder e ofato de ele ter passado mesmo que por pouco tempo na final da copa precisa ser divulgado. Aproveito a oportunidade e faço meus elogios a equipe pedagógica que vces possuem na Escola Tancredo Neves, tenho ficado admirada com as interessantes experiênicas pedagógicas que vocês tem publicado, com certez elas servem de modelo a ser implantado em outras escolas, gostaria de sugerir a vocês a enviarem as experiências interessantes que possuem para diversos concursos como o Educador nota 10. o destaque que vocês tem no xadrez, o constante uso que fazem dos recursos tecnológicos em prol de uma educação melhor com certeza merece ser melhor reconhecido, para isso a iniciativa deve partir de vocês.