segunda-feira, 21 de junho de 2010

Crônica: Dunga enfrenta a Globo. Até que enfim.

* Levon do Nascimento

Está certo que as palavras ditas por Dunga não são um exemplo de boa educação. São xingamentos mesmo. Não devem fazer parte do vocabulário de nenhuma pessoa que queira se portar civilizadamente entre os seus semelhantes. No entanto, vamos e venhamos, a forma como a imprensa brasileira, em especial a Rede Globo, vem tratando o técnico e a própria seleção, e a todos os que se colocam no seu caminho, bem que são motivos para um explosão de fúria, como a que o treinador brasileiro teve na entrevista coletiva logo após a partida entre o Brasil e a Costa do Marfim.

Na verdade, a Rede Globo se ressente pelo fato de que Dunga não permite que ela seja a "dona" da seleção. Como sempre, ela está mais preocupada em divulgar seus produtos e proporcionar um espetáculo circense, do que em noticiar com correção e autonomia os resultados do esporte de maior preferência nacional. O mesmo ocorre na política, com o agravante de provocar prejuízos ainda maiores ao povo brasileiro. A Globo não perdoa Dunga por isto. Por seu lado, Dunga é turrão mesmo, grosseiro até. Mas não deixa de ter razão. Seu papel é comandar a seleção visando a vitória. Em que pese as muitas críticas ao seu trabalho, até agora tem vencido e é isto o que importa. O restante, se sorri ou se fraze a testa, é questão pessoal sua. A imprensa tem é que noticiar, não invadir ou achincalhar.

Posso não estar muito convencido pelo trabalho da seleção de Dunga, mas que fiquei de alma lavada com a sua postura diante da Globo, ah, fiquei. Estava mais do que na hora de alguém peitar este "câncer" que devora as mentes dos brasileiros desde a Ditadura Militar. Incrível é que não foi nenhum político ou liderança social a fazê-lo. Quem enfrentou a "poderosa" Globo foi o técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Acho que o grande "ídolo" (Globo) está começando a ruir. "Benza Deus!"

Parabéns, Dunga!

Um comentário:

Gustavo Miranda disse...

até que enfim alguém que quis peitar com a globo , vi isso na band e foi sensacional , +REP pro Dunga