domingo, 30 de maio de 2010

Enquete sobre os jornais de Taiobeiras

A informação é um direito do cidadão do século XXI. Mais ainda, é um dever dos que informam repassar a notícia e o conhecimento de forma equilibrada, verdadeira, ética e crítica. Assim, creio, a sociedade elevará seu grau de politização e atuará organizadamente na solução dos problemas que afligem o conjunto dos seres humanos.

Com o surgimento das modernas Tecnologias de Informação, especialmente a internet, um novo filão de meios de noticiar se criou. Hoje, a Blogosfera (universo dos blogs - diários virtuais), de maneira democrática e livre, na velocidade do pensamento humano, é capaz de disseminar informação de todos os lados do mundo e de todos os pontos de vista culturais. Isto, com certeza, ajuda a derrubar o monopólio da notícia, antes detido pelos grandes grupos e corporações midiáticos ligados ao capital internacional.

Outra novidade é que as pequenas e médias cidades, ainda que com vários limites econômicos, educacionais e "de liberdade política", passaram a produzir seus próprios meios de comunicação, sejam eles jornais impressos ou blogs, sobre os mais distintos temas.

Faço aqui, neste blog, uma enquete sobre os jornais impressos da cidade de Taiobeiras. Eles já são quatro, num período de 18 (dezoito) anos desde a criação do primeiro, o Jornal Taiobeiras Informa. Peço que votem no mais politizado e crítico de nossa cidade. As opções são: Folha Regional (Alex Video), Dia-a-Dia (Stanley Colombo e Paulo Colombo), Grande Vale (Leandro Grotti e Edilson de Souza)  e Taiobeiras Informa (Zazau). O objetivo é permitir que nossos cidadãos e cidadãs discutam, leiam e apreciem a forma e o conteúdo dos meios de comunicação locais.

Nenhum comentário: