terça-feira, 16 de março de 2010

20 de março: reinauguração da Matriz

O vereador Vavá, coordenador da Pastoral do Dízimo e membro da Comissão de Reforma da Matriz de Taiobeiras, me informou que o Conselho de Pastoral Paroquial, em conjunto com o pároco, Pe Ivan e com o vigário paroquial, Pe. Valdir, marcou para 20 de março de 2010, um sábado, às 19 horas, a Reinauguração da Igreja Matriz de São Sebastião de Taiobeiras.

A matriz está fechada há mais de um ano. A reforma, no entanto, começou na segunda-feira da Páscoa de 2009, dia 13 de abril. Foi a mais longa e profunda intervenção na estrutura do templo taiobeirense que tem mais de 50 anos de existência.

Em princípio, houve polêmica quanto a reforma, pois havia defensores da ideia de demolição ou desfiguração das características da igreja. Por fim, após intervenção do Conselho Municipal de Cultura e de parcela significativa da comunidade, decidiu-se manter o projeto original do templo construído quando Frei Jucundiano de Kok era o pároco. A coordenação do então seminarista e atual Padre Antônio Teixeira foi muito importante para dar credibilidade e orientação nos trabalhos de recuperação da Matriz. Através de sua ação, a população católica de Taiobeiras se envolveu bastante nas promoções que angariaram os recursos.

Para ler o que já publiquei sobre a Igreja Matriz de Taiobeiras clique nos links a seguir: Igreja de São Sebastião de Taiobeiras, de Nair Marques Freitas e Reforma do coração, artigo meu.

PS.: Informação da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras dá conta de que a missa de reinauguração da Matriz será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom José Alberto Moura. Na sexta-feira, 19/03, este blog divulgará uma relato da história da Igreja Matriz de Taiobeiras. Não perca.

Nenhum comentário: