terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Notáveis do Alto Rio Pardo

Recebi hoje o convite para a versão 2010 do Baile Notáveis do Alto Rio Pardo, no qual serão comemorados os 8 anos do Jornal Folha Regional, no qual publico regularmente meus artigos de opinião. O periódico taiobeirense é dirigido pelo amigo Alex Sandro Mendes.

Na festa, que ocorrerá no novo espaço social de eventos de Taiobeiras - o Avenida Hall - em 27 de fevereiro próximo, também serão premiadas as seguintes categorias e/ou áreas: Administração Pública, Advogado, Artista, Assessor Político, Bancário, Comerciante, Concessionária, Contador, Cooperativismo, Dentista, Desportista, Destaque Jovem, Educadora, Empreendedor, Empresa Cidadã, Empresário, Engenheiro, Funcionário Público, Imprensa, Juiz de Direito, Médico, Policial, Política Social, Prefeito Empreendedor, Primeira-dama, Produtor Rural, Religioso, Secretário Muncipal, Vereador, Vice-prefeito.

Aproveito a oportunidade para transcrever aqui abaixo o prefácio que Alex Sandro Mendes escreveu para o meu segundo livro, Blogosfera dos Gerais - opinião, testemunho e outras reflexões, lançado em 24 de abril de 2009.

* Alex Sandro Mendes

Ser amigo do professor Levon do Nascimento é uma satisfação, ler seus artigos é um prazer, publicá-los então, um privilégio!

Sempre que chega um artigo do amigo educador à redação do Jornal Folha Regional, o espaço para publicá-lo é imediatamente reservado. Não porque o autor é amigo do Diretor, mas sim, pelo conteúdo, pelos exemplos de cidadania e, principalmente, pela opinião e testemunho. O teor de seus textos transmite sensatez, realidade e fere o íntimo dos injustos, especialmente daqueles que estão arraigados nas classes dominantes.

Ler Levon do Nascimento é uma atividade muito mais complexa do que a simples interpretação dos símbolos gráficos. Requer que o indivíduo seja sensível aos valores culturais, educacionais e cristãos e, também, à política voltada para o social. Exige ainda que o leitor mantenha um comportamento ativo diante do texto, levando-o para o cotidiano da sociedade. Portanto, é necessário que haja maturidade para a compreensão das palavras de Levon, caso contrário, tudo cairá no esquecimento ou ficará apenas armazenado na memória, sem uso, até que haja condições cognitivas para utilizá-las.

Para entender os artigos de Levon não basta apenas conhecermos a gramática e a semântica. É preciso que tenhamos bom senso, vocação coletiva e fé em Deus.

Quem ler “Blogosfera dos Gerais” ficará surpreso com a capacidade do autor em alertar o poder público para iminentes problemas sociais. Muito mais que isso, perceberá que suas convicções sobre fé, cultura e educação vão de encontro ao que é ético e justo.

Se o leitor se propuser a ler “Blogosfera dos Gerais” de forma acrítica, rejeitando-o antes de conhecê-lo, provavelmente o aproveitamento será baixo. Mas, se o ler confrontando com a realidade regional, o livro se transformará em ferramenta de propagação de idéias para melhorar a convivência humana em sociedade, especialmente na microrregião Alto Rio Pardo, território onde as mazelas econômicas e culturais ainda insistem em acabrunhar as pessoas.

Evidentemente, acredito que o segundo livro do professor Levon não surgiu de nenhuma inspiração momentânea. Ao contrário, é fruto de anos de meditação, de ações coletivas e da vontade de colaborar com a comunidade.

Acredito também que, após a leitura, o indivíduo acabará descobrindo algo muitíssimo importante: para poder ajudar a sociedade de uma forma eficaz, é forçoso conhecer a sua essência, a sua cultura e, principalmente, a sua gente.

Mire-se no exemplo de Levon, um professor que enfrenta, muitas vezes, a cada novo artigo, a aversão do sertanejo à leitura. Mas insiste e difunde as suas idéias, seja pelo Jornal Folha Regional, através do livro ou pela virtualidade da internet.

* Alex Sandro Mendes é o Diretor do Jornal Folha Regional, Taiobeiras/MG.

Nenhum comentário: