sábado, 30 de janeiro de 2010

Vox Populi aponta queda na diferença de Dilma Rousseff para José Serra

Da EFE

São Paulo, 29 jan (EFE).- A ministra Dilma Roussef (PT), favorita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser a candidata do Governo nas eleições de outubro, ganhou 9 pontos percentuais na última pesquisa realizada pela Vox Populi.

Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, aparece com 27% das intenções de voto, embora ainda esteja distante do governador de São Paulo, José Serra, quem com 34% segue em primeiro lugar na pesquisa.

Na pesquisa anterior da Vox Populi, publicada em dezembro, apontava um cenário no qual Serra obteria 39% dos votos contra 18% de Rousseff.

Até agora nem a ministra e o governador foram declarados, por enquanto, oficialmente candidatos de suas respectivas forças políticas, o Partido dos Trabalhadores e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Entre os outros pré-candidatos, a senadora e ex-ministra de Lula Marina Silva (6%) aparece em quarto lugar, atrás do deputado federal Ciro Gomes (11%), aliado do Governo Lula.

A pesquisa também traça um cenário sem Gomes na disputa, e, em tal caso, atribui 38% a Serra e 29% a Rousseff, que sairia derrotada pelo governador por 46% a 35% em um hipotético segundo turno.

Na eleição de outubro, Lula, que goza de altos níveis de popularidade em seu país, não poderá ser candidato, pois já foi reeleito no pleito de 2006 e a Constituição impede concorrer ao terceiro mandato consecutivo. EFE

Comentário do Luis Nassif:

Com 27% das intenções de voto, Dilma, não está “distante” de Serra, com 34%.

Levando em conta a margem de erro, é uma diferença pequena, que o próprio estado maior de Dilma esperava alcançar apenas em março.

Fonte: Blog do Luis Nassif.

Nenhum comentário: