sábado, 16 de janeiro de 2010

Haiti: verdade e preconceito

Diante da catástrofe provocada pelo terremoto no Haiti, muitas dúvidas saltam diante de nossos olhos e mentes. Vemos a míséria e horror. Muitos nem sabiam que o Haiti é um país latino-americano. Alguns já me disseram que, pelas imagens, se parece com a África. De fato, a maior parte da população haitiana é origária de ex-escravos africanos trazidos à força pelos colonizadores franceses. Também é importante ressaltar que o Haiti foi a segunda nação americana a se tornar independente, há mais de 200 anos, logo depois da independência dos Estados Unidos.



Também, a desinformação, o racismo e a má-fé estão presentes. Vi pela mídia que um pastor evangélico norte-americano afirmou que o terremoto no Haiti é castigo porque aquela população negra fez pacto com o demônio. Um exemplo de racismo, preconceito e radicalismo religioso. Seria conveniente perguntar se os americanos sofreram os ataques de 11 de setembro, ou o Furacão Katrina ou os terremotos na Califórnia porque também fizeram pacto com Satanás.

Para quem quer ter uma visão histórica, social e política mais real sobre o Haiti, vale reservar alguns minutos e ler um excelente artigo publicado no Blog Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha. Para ter acesso ao texto, clique aqui.

Nenhum comentário: